sábado, fevereiro 21, 2009

Blogosfera vimaranense e vitoriana

Hoje faço referência a um novo blog da blogosfera vimaranense.

Miguel Salazar, decidiu colocar na blogosfera uma compilação de caricaturas e cartoons por si feitos desde 1978.

Quem conhece este vimaranense e vitoriano poderá aqui ver ou rever alguns dos fantásticos, divertidos e talentosíssimos trabalhos que desde 1978 ele vem fazendo, que abarcam um pouco de tudo, mas com um enfoque especial no desporto, principalmente na realidade do seu clube do coração, o Vitória.

Alguns foram apenas para os amigos verem, outros apareceram em jornais e outros ainda temos a sorte de os pode ver em alguns blogs, nomeadamente vitorianos.

Este blog apenas mostra uma pequena parte de um enorme manancial de trabalhos de Miguel Salazar. Certamente que quem o conhece, estranhará (tal como eu estranhei...) que não se encontrassem aqui as suas caricaturas mais conhecidas, que datam de meados dos anos 80, quando o Vitória fez furor por essa Europa fora, defrontando de igual para igual colossos europeus como o Sparta de Praga ou o Atlético de Madrid.
Paulinho Cascavel, Roldão, Ademir, Jesus, Costeado, Miguel, Basílio, N'Dinga, N'Kama, Basaúla, Nascimento, Adão...enfim, um sem número de figuras vitorianas que Miguel Salazar tão bem retratou e que, ainda faltam neste blog...

Fica o desafio!

De qualquer modo, parabéns pela decisão! Já não era sem tempo!

Da minha parte, deixo aqui o link para que possam apreciar, conhecer, ver ou rever os desenhos com que Miguel Salazar nos tem brindado desde 1978.

http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt/

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Frase

"A vida não se mede pela quantidade de vezes que respiramos...mas pelas vezes que perdemos o fôlego!"

Autor desconhecido

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Onde é que nós já vimos isto?

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago, levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".

Karl Marx,
Das Kapital, 1867

E agora pergunto eu: quem será que ganha com isto tudo???
É que no meio de tanta crise, não vejo quem é que esteja a lucrar e a ganhar dinheiro.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Incêndios na Austrália

No meio de tanto desespero, desolação e tristeza...uma nota de humanidade.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

14 de Fevereiro ou “O dia mais piroso do ano”

Sou daqueles poucos (seremos mesmo assim tão poucos?) que tem um ódio de morte ao 14 de Fevereiro. Não tenho ódio ao mês nem ao dia em si, mas à “paneleirice” do festejo do dia!
E já agora, porque é que falam todos neste dia sempre com os anormais dos diminutivos? Neste dia parece que andam todos meladinhos, parvinhos, a comprar presentinhos idiotazinhos para o parzinho, a telefonar constantemente para o parzinho, a mandar SMS parvinhas ao parzinho…Parece que anda tudo com a “praga da gracinha”, de usar diminutivos em tudo…Cruzes! Por que é que neste dia, os casais fazem todo o género de idiotices que não fazem o resto do ano? Porquê? Para quê?
Será que os casais só se amam neste dia? Será que nos outros 364 dias do ano andam a aturar-se e a maltratar-se e odiar-se mutuamente para depois no dia 14 de Fevereiro ser tudo um mar de rosas?
Haja paciência!

Amem-se todos os dias, telefonem-se todos os dias, ofereçam presentes, sejam e estejam presentes todos os dias! Porquê só no dia 14 de Fevereiro?

Onde é que está a originalidade de sair, de dar um passeio, de oferecer presentes especificamente nesse dia, de ir jantar (já repararam que nesse dia é raro encontrar restaurantes com mesas para mais de duas pessoas?), de ir a um cinema ou concerto, quando todos esses sítios estão cheios pares?
Já pensaram que nesse dia todos fazem as mesmas coisas, pensam nas mesmas surpresas, nos mesmos sítios (há algum restaurante italiano que não esteja cheio nesta noite?), oferecem as mesmas rosas vermelhas, os mesmos bombons, a mesma lingerie…Caramba, gente!
Reinventem-se!

Ofereçam viagens ao exterior, jantem em casa à luz de velas com música romântica e com as vossas melhores roupas, ofereçam outras flores que não as rosas, passem o resto da noite em frente ao frigorífico como a Kim Basinger e o Mickey Rourke…sejam originais, criativos, apaixonados, bolas!

E nunca, mas nunca dependam de outros para fazerem coisas originais, senão acontece-vos como ao rapaz da anedota:

No dia dos Namorados um rapaz levou a namorada a jantar.
Durante o jantar, ele esteve sempre nervoso, sem saber o que dizer e o que fazer, até que decide dar uma vista de olhos às mesas em volta, para ver como os outros faziam.
Na mesa ao lado, um olha ternamente para a namorada, pega num pouco de mel e pergunta à amada:
-Mais mel, minha abelhinha?
Ela, toda ternurenta, olha para ele, agradece e dá-lhe um beijo.
Noutra mesa, a mesma cena. Um namorado pega numa saladeira e pergunta:
-Mais salada, meu grilinho?
Esta, também toda feliz, agarra a mão dele e beija-o.
Noutra mesa mais longe, o rapaz pega num torrão de açúcar e pergunta:
-Mais açúcar, meu docinho?
A rapariga em questão beija e abraça o namorado.
O rapaz ao ver tudo aquilo, decide agir. Olha para os aperitivos e pergunta à amada:
-Mais presunto, minha porca?

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Café Central

Já devem ter, por certo, reparado que qualquer aldeia, lugarejo ou pequeno povoado que se preze tem um café que é o centro de reunião das pessoas desse sítio, o centro da vida social desse lugar e que, invariavelmente, tem o nome de "Café Central".

Ora, no passado sábado tive o prazer de visitar, a convite de um amigo, um "Café Central".
Curiosamente, comprovei aquilo que escrevi acima. Esse café é mesmo central! É o centro de reunião das pessoas desse sítio, o centro da vida social desse lugar. Aí vi homens, mulheres e crianças, vi gente a beber cerveja ou um “copo de três” bem espumoso, servido em copo de cerveja. Vi gente a discutir que o “não-sei-quantos está bêbado e está a falar alto”, vi o tal "não-sei-quantos" a sair e a dizer em altos berros que não voltava a beber lá mais na vida, para regressar 10 minutos depois e pedir outro copo de tinto. Vi a dificuldade com que crianças pequenas agarravam em tacos de bilhar e tentavam mostrar (com os olhos brilhantes de entusiasmo) aos adultos que também já sabiam jogar bilhar e vi outras a jogarem o Monopólio como se fossem grandes magnatas. Vi raparigas de 14 ou 15 anos, vestidas como se já tivessem 24 ou 25, a tentarem dar ares de adultas e a deixarem alguns velhotes no café com “os calores”. Vi homens de cabeça no ar a olhar para a SportTV (era um Braga-Leixões) enquanto deitavam um olho aos jornais e desfiavam um rol de “sábias” críticas ao governo, ao estado do país e aos baixos ordenados que uns tem, em relação a “outros que não fazem nenhum e se governam e enchem o bandulho”. Vi famílias inteiras sentadas à mesa, a petiscar e conversar e gente a entrar só para beber um café e dar "duas de treta"…

Olhava em volta e sentia vontade de pertencer a este grupo, ao grupo dos que chegam a um café e são cumprimentados pelos amigos, dos que são tratados pelo dono do café por um nome ou alcunha, dos que são saudados como se não se vissem há anos, apesar de trabalharem todos juntos…

Pouco depois, lá estava eu, de dentes cravados num belo naco de bolo com sardinhas, acompanhado de um caldo verde e uma cerveja, a pensar o que seria destes recônditos lugares (a menos de meia dúzia de quilómetros de uma sede de concelho), tão longe de tudo e tão perto de nada, sem "Cafés Centrais" como este.
Deixariam de ter tanta vida, de certeza...

domingo, fevereiro 15, 2009

Sol

Pelos vistos voltou, quente e hoje levou muita gente à rua e ao Parque da Cidade!
Como este fim de semana o site do Vitória nos deixou sem qualquer tipo de informação sobre a agenda das outras modalidades, cheguei mesmo a perguntar-me se haveria jogo do Vitória em Volei...eram tantos os carros...
Voltando ao astro-rei, será quer veio para ficar? Esperemos que sim, para bem das nossas cabeças...e dos nossos espíritos!

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Charles Darwin


Hoje, 200 anos após o seu nascimento, relembramos Charles Darwin, "Pai" da "Teoria da Evolução das Espécies".

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury a 12 de Fevereiro de 1809.
Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como esta se dá por meio da selecção natural e sexual. Esta teoria transformou-se no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia.

A sua viagem de cinco anos a bordo do navio Beagle foi fundamental para a construção e desenvolvimento da referida teoria da Selecção Natural (1838), através da observação e estudo da diversificação das espécies.

Esta teoria ficou imortalizada no seu livro de 1859, "A Origem das Espécies", onde Darwin introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de selecção natural. Esta tornou-se a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.

Darwin faleceu em Downe, a 19 de Abril de 1882.

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Singularidades de um Serviço Nacional de Saúde "sui generis"

Desde há 2 anos para cá, é permitido abortar/matar seres humanos com 10 semanas de vida no Serviço Nacional de Saúde!

Desde há 2 anos para cá, uma mulher pode dirigir-se a um hospital do Serviço Nacional de Saúde para abortar/matar o ser humano com 10 semanas de vida que traz na barriga e o médico que a atender não lhe pode negar esse "direito"!

Mas, segundo noticia hoje a RTP1, no Serviço Nacional de Saúde há 400 mil pessoas sem "direito" a médico de família e o Estado pode dar-se ao "direito" de deixar esta situação assim...
Tem de haver médicos para matar, mas não é necessário que haja médicos para salvar vidas!

Que lógica é esta???

Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

domingo, fevereiro 08, 2009

Durão Barroso

Um inquérito de uma empresa de pesquisas de opinião, elaborado em seis países (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido), sobre quem são os dez líderes mundiais mais populares e influentes do Mundo, traz uma surpresa agradável.

Durão Barroso (ex-Primeiro Ministro de Portugal e actual líder da Comissão Europeia), surge nesta lista na nona posição, no barómetro de líderes mundiais.

A lista completa é a seguinte:
Barack Obama
Dalai Lama
Angela Merkel
Nicolas Sarkozy
Papa Bento XVI
Tony Blair
Gordon Brown
Vladimir Putin
Durão Barroso
Ban Ki-moon

Além de ser excelente para o ego dos portugueses, só mostra a importância de Durão Barroso na cena internacional. Apesar das muitas críticas internas aquando da sua governação e saída do governo, este inquérito só prova que o valor das pessoas é independente do seu passado!

Que bom seria se fosse também assim nas nossas vidas…

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Cabelos brancos

É verdade!

É uma daquelas fatalidades que nos acabam por acontecer a todos, mais tarde ou mais cedo! E a mim já me aconteceu!

Já sabia que tinha um mais ou menos escondido, mas há uns tempos uma amiga chamou-me a atenção para o facto de que agora eram em muito maior número! Na altura não entrei em pânico...mas agora que há dias vi melhor, começo a ficar assustado!
É certo que continuam bem disfarçados e escondidos, mas já lá estão...

E logo eu que não sou casado, nem tenho filhos...

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Saudades

(continuação)

Tenho saudades…
Tenho saudades de ter “pica” para me sentar a ver um dvd (e de não me aborrecer ao fim de 10 minutos)

Tenho saudades!
Tenho saudades de me sentir vivo,
de sentir que existo para além deste corpo que se move todos os dias só porque “é preciso”.

Tenho saudades!
Tenho saudades de ser caçado,
de te sentir a rondares à minha volta,
e de sentir que me sentes perto de ti.

Tenho saudades…
de algumas coisas do Alentejo
Dos amigos que andam por aí
E do tempo em que o “por aí” era a cidade onde vivemos.

Tenho saudades!
Tenho saudades de ti
do que foste,
do que és
e serás
e do que podias ter sido…

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Saudades

Tenho saudades!
Tenho saudades do sol,
do calor,
de sushi,
de futebol bem jogado (e do Pimenta Machado!!!),
de alegria no trabalho
e de um beijo roubado!

Tenho saudades!
Tenho saudades do tempo em que o trabalho não sugava a vida e antes de ir para casa tinha tempo para mim!

Tenho saudades!
Tenho saudades de sms no telemóvel,
de encontros às escondidas,
de amores sinceros,
de intervalos e recaídas.

Tenho saudades!
Tenho saudades de uma conversa decente, num sítio decente, com gente decente e que me encha as medidas!

Tenho saudades de sair,
de andar a pé,
de ficar na cama até à hora de almoço e não me sentir mal por não ter aproveitado a manhã para fazer qualquer coisa (que se calhar no fundo era fazer coisa nenhuma, ou simplesmente “estar a pé”).

Tenho saudades
dos passeios de bicicleta,
daquilo que fui quando não sabia o que queria ser,
do tempo em que não tinha carta de condução,
do tempo em que o cinema custava 300 “paus”,
do tempo em que o tempo era algo que não se tinha de aproveitar,
como se não houvesse mais…

Tenho saudades…
da boa educação,
das boas maneiras,
de não ouvir bocas foleiras
ou sequer um palavrão.

Tenho saudades…
dos suspiros da minha avó…
das “férias grandes”
do último tio avô que morreu,
do outro tio avô que não conheci (mas cujas peripécias contadas me fazem gostar dele como se o tivesse conhecido…).

(Continua)

Locations of visitors to this page