sexta-feira, dezembro 07, 2007

5 Projectos para a Cidade

No passado sábado decorreu no Gabinete de Imprensa de Guimarães um encontro de bloggers da cidade, que discutiram os “5 Projectos para a Cidade”, apresentados pela autarquia vimaranense. Nós estivemos lá e também opinamos…

Estes projectos mereceram a atenção deste grupo por se tratarem de projectos estruturantes e que, se forem “para a frente”, irão mudar radicalmente a forma como Guimarães se mostra a quem cá vive e a quem nos visita (pensando já em termos da Capital Europeia da Cultura em 2012).

O projecto de alteração do Toural foi o mais abordado, não só pela retirada das árvores e da calçada portuguesa, bem como pelas dificuldades de circulação que tal projecto trará, nomeadamente às ruas adjacentes, que necessitam do Toural como passagem para se deslocarem para outros pontos da cidade. Pessoalmente também não sou adepto de tamanha alteração, nem da colocação de mais um parque de estacionamento na cidade. Por que não optar por reforçar os transportes públicos para o centro da cidade para evitar que as pessoas usem o carro???

De todos os projectos apresentados, o da criação do parque de lazer em Creixomil foi considerado o mais importante, pois permitiria resolver os problemas de escoamento de água de pontos críticos da cidade (evitando inundaçõesde zonas baixas), além de aproximar as freguesias e a vila de Pevidém à cidade.

De parabéns está a organização por uma iniciativa que se espera não seja única e abra um novo espaço de debates na nossa comunidade.

Locations of visitors to this page