sábado, março 29, 2008

Relógio adianta 60 minutos esta noite


Os relógios vão adiantar 60 minutos esta madrugada (de sábado para domingo), em consequência da entrada em vigor da «Hora de Verão».


Assim, em Portugal Continental e na Madeira, a mudança ocorrerá à 1h00, adiantando-se os relógios para as 2h00 horas. Já no arquipélago dos Açores, a hora muda às 00h00 horas, para a 1h00.




Refira-se que a mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia (UE) devem entrar na «Hora de Verão» no último domingo de Março e adoptar a «Hora de Inverno» no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.




Mas por que razão é que não se pode viver sempre com a hora de verão? Dava cá um jeito...

sexta-feira, março 28, 2008

Que grande verdade!

Devido à velocidade da luz ser superior à do som,
algumas pessoas parecem inteligentes...até as ouvirmos!

sexta-feira, março 21, 2008

21 de Março

Além de hoje ser Sexta-Feira Santa, Dia Mundial da Floresta, e Dia Mundial da Poesia, outras coisas também importantes se comemoram:

- Dia Mundial do Sono
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Dia Internacional da Síndrome de Down

De todos estes, o que hoje sou mais a favor é o Dia Mundial do Sono. Tudo isto porque sou da opinião que em Portugal se dorme muito pouco…e mal! Infelizmente o português típico tem o péssimo hábito de se deitar tarde e levantar cedo, o que em termos de ritmos biológicos é contraproducente. É por isso que depois andamos todos resmungões, com má cara para toda a gente e parece que andamos de mal com o mundo!
Além disso, parece-me que há muita gente a “dormir na forma”, já para não falar nos políticos que com as suas “falinhas mansas” julgam que nos embalam, quando, a maior parte das vezes, quem anda a dormir são eles! Basta ver a quantidade de lugares vazios no Parlamento ou a quantidade de deputados que aproveitam para “passar pelas brasas” durante algumas intervenções do plenário!

Em relação ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, acho muito mau que se comemore este dia. É a prova mais do que evidente que há discriminação racial neste mundo e também no nosso país. Caso contrário, para quê haver um Dia Internacional Contra a Discriminação Racial??? Será que há alguém que, neste mundo, tem coragem de dizer que não há escravatura, que não há exploração de minorias étnicas, que não há segregação racial???

Quanto ao Dia Internacional da Síndrome de Down, é mais do que evidente que este é um dia que tem muito a ver com o dia de que falei anteriormente. Não pela questão da raça, mas pela questão da segregação de todos aqueles que sofrem de Síndrome de Down. Para quem não sabe, estamos a falar de pessoas que sofrem de Trissomia 21 ou Mongolismo.
É do conhecimento geral que todas as pessoas que sofrem desta síndrome têm a necessidade de ser tratadas e cuidadas de forma diferente em relação ao cidadão comum. O problema está em querer-se que estas pessoas vivam segregadas da sociedade envolvente, de modo a que não perturbem, não interfiram no andamento da mesma sociedade. Assim, são educadas em escolas especiais, com vivências à parte, experiências à parte…
Será que é assim que se prepara estes cidadãos para o futuro? Será que estes cidadãos não têm o direito de ser integrados na nossa sociedade, obviamente que tendo o cuidado de lhes proporcionar tudo aquilo de que necessitam para serem auto-suficientes e úteis?????

Se calhar, se todos pensássemos um pouco em tudo isto, talvez o nosso mundo e a nossa sociedade fossem mais justos, mais fraternos, mais iguais para todos…

Enfim…Sic Gloria Transit Mundi…

quarta-feira, março 19, 2008

Dia do Pai


Parabéns a todos os Pais deste mundo!


Um obrigado especial ao meu, por tudo o que ele me ensina e transmite (valores, cultura, ética, moral...)!


E obrigado por estares sempre lá quando é preciso!

Marinho Pinto



No nosso país, há sempre uns “artistas” (leia-se “políticos”), que não sendo profissionais da política, ao deixarem a vida política activa, conseguem sempre fazer mais qualquer coisa!

Pessoalmente não me importo que cada um tente “fazer pela vida”, mas há casos em que devia haver mais moralidade…
As pessoas até podem ter muitas aptidões para as tarefas em questão, mas fica sempre uma suspeita…


Fernando Nogueira:Ex-Ministro da Presidência, Justiça e Defesa- Presidente do BCP Angola

José de Oliveira e Costa:Ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais- Presidente do Banco Português de Negócios (BPN)
Rui Machete:Ex-Ministro dos Assuntos Sociais- Presidente do Conselho Superior do BPN- Presidente do Conselho Executivo da FLAD
Armando Vara:Ex-Ministro adjunto do Primeiro Ministro- Vice-Presidente do BCP
Paulo Teixeira Pinto:EX-Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros- Presidente do BCP (Ex. - Depois de 3 anos de "trabalho", saiu com 10 milhões de indemnização !!! e mais 35.000€ x 15 meses por ano até morrer…)
António Vitorino:Ex-Ministro da Presidência e da Defesa- Vice-Presidente da PT Internacional- Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta - (e ainda umas "patacas" como comentador RTP)
Celeste Cardona:Ex-Ministra da Justiça- Vogal do CA da CGD
José Silveira Godinho:Ex-Secretário de Estado das Finanças- Administrador do BES
João de Deus Pinheiro:Ex-Ministro da Educação e Negócios EstrangeirosVogal do CA do Banco Privado Português.
Elias da Costa:Ex-Secretário de Estado da Construção e HabitaçãoVogal do CA do BES
Ferreira do Amaral:Ex-Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)- Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato.

etc etc etc...


Como é que é possível que antigos ministros dos transportes e comunicações passem a trabalhar em empresas que gerem vias de comunicação?
O que tem a ver as funções de ministro da defesa com funções numa empresa de telecomunicações?
Qual a razão de uma ministra da justiça passar a trabalhar no Conselho de Administração de um banco público?

And so on, and so on…

Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, sempre tem alguma razão no que diz. Por isso é que tem sido tão contestado…

Mas enfim, é o país que temos, em que estas coisas se podem e deixam fazer, porque no fundo, todos querem o mesmo…

Assim não há país que vá para a frente!

Enfim…Sic Gloria Transit Mundi…

terça-feira, março 18, 2008

Deixem falar o Mantorras!


Mais uma vez, Mantorras falou…e disse!

As “pérolas” deste “diamante em bruto” (palavras do próprio…) deviam ser eternizadas em livro!!! Cada tiro, cada melro...cada cavadela, cada minhoca...

Bem, como dizem os ingleses…”I rest my case”!

segunda-feira, março 17, 2008

30 anos, são muito tempo...ou talvez não!


30 anos são 30 anos e há que lembrar isso. Há que dizer que o homem merece a homenagem!

Ele tem talento, é um bom artista! Canta mais ou menos bem, vestia-se no Carnaval mais ou menos espalhafatosamente, manda umas bocas com piada, chateia o governo central (os “Cubanos”, como ele lhes chama) …Enfim, faz com que a política portuguesa tenha alguma piada e deixe de ser sensaborona…

O que é facto é que o PSD tem ali um líder para “lavar e durar” e que não me parece que abandone o lugar tão cedo…para bem da política portuguesa, do PSD e dos madeirenses, porque não me parece que possa vir a breve trecho, quem o possa suplantar ou fazer esquecer.

Ele desenvolveu a Madeira, abriu estradas, pontes, escolas, saneamento básico, abriu aquela ilha ao turismo, ao comércio (com o entreposto comercial da Madeira), etc, etc…
Muitos dirão que é ditador, que não ouve quem o rodeia, que tenta calar os contrários, que fez coisas más, que não fez tudo o que podia, ou que favoreceu este ou aquele…De acordo! Mas o que é inegável é que se ele não tivesse estado no poder tanto tempo, não haveria tanto progresso sustentado naquela terra…goste-se ou não!

No continente, quase todos se queixam e dizem mal dele, mas o PSD sabe que precisa dele para se manter com tantas maiorias absolutas na Madeira (seja em Autárquicas, seja em Regionais ou Legislativas)! Por isso não quer fazer “ondas” com ele… E o PS sabe que tê-lo nas suas fileiras seria um achado maior do que encontrar petróleo nas Desertas...mas acho que quanto a isso, será melhor esperarem por conseguir encontrar petróleo nas Desertas…

Alberto João Jardim, para mim que nem sou madeirense, nem sou PSD, nem filiado em qualquer partido político nem tenho ambições desse cariz é, de facto, um sério case study na política portuguesa, goste-se ou não!

MAS AFINAL ANDAMOS A BRINCAR, É???

quinta-feira, março 13, 2008

21 opiniões

De vez em quando, quase todos nós que andamos pela Internet, blogs ou emails, já recebemos ou lemos enquêtes como estas, com algumas palavras, para darmos as nossas próprias definições.

Hoje decidi colocar aqui uma por onde passei os olhos recentemente. Por a ter achado interessante, decidi colocá-la aqui, com as minhas ideias. Cá vai:


1.VIDA: "Aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro."
2.AMOR: Dá cá umas dores de barriga…
3.CASAMENTO: Um objectivo em banho-maria.
4.FAMÍLIA: O pilar mais importante da nossa sociedade, infelizmente hoje em dia muito pouco considerado/respeitado.
5.DINHEIRO: Sejamos pobres ou ricos, dizemos que faz sempre falta!
6.HOMEM: O meu pai.
7.MULHER: A minha mãe. E as outras quase todas…sim, que eu sou selectivo!
8.DESEJO: Aston Martin DB7; Bentley Continental, Renault 4L descapotável.
9.SUCESSO: Conseguir mostrar o meu valor a alguém que não acredite em mim.
10.PROFISSÃO: Fazermos aquilo que não queremos, para podermos ter meios de conseguir fazer o que verdadeiramente queremos.
11.SAÚDE: Do corpo e da alma.
12.INTERNET: Ferramenta muito útil, mas que nos pode tirar o sossego…No fundo, uma faca de dois “legumes”…LOL
13.PRESENTE: Aquilo que se dá a alguém. Odeio a palavra “prenda”!
14.PASSADO: As carnes? Quase sempre mal passadas!
15.FUTURO: Algo que não sei, mas em certas alturas gostava muuuuuito de saber!
16.POLITICA: é um “jogo” que não me agrada. Mas já muito me têm “chagado a cabeça” para me meter nisso…
17.BRASIL: Lindas paisagens, miúdas giras, boa comida, boa disposição.
18.SEXO: A esta hora do dia????? É capaz de ser má ideia…
19.ARTE: Toda, desde que consiga percebê-la…
20.OPINIÃO SOBRE O DESAFIO EM QUESTÃO: Estava a fazer uma pausa noutras actividades...
21.PESSOAS A QUEM PASSO O DESAFIO:
Não me apetece "obrigar" ninguém, mas já estou a obrigar…
Por isso, o desafio está lançado aos amigos bloggers:

- Casimiro Silva
- César Fernandes
- Luís Cirilo
- Samuel Silva
- Tiago Laranjeiro

terça-feira, março 11, 2008

Mas que país é este???...

Mas que país é este:

- onde se assassinam pessoas a sangue frio à porta de casa, dentro dos carros?

- onde há ameaças de bomba telefónicas a hospitais?

- onde uma pessoa tem de fazer 2 horas ou mais de carro para ir a uma consulta da parte da manhã e às vezes só é atendida de tarde?

sábado, março 08, 2008

Dia Internacional da Mulher (Parte II)


Gostaria só de lembrar aqui hoje as mulheres que verdadeiramente devem ser lembradas e pelas quais devemos verdadeiramente lutar:

As mulheres que são espancadas em casa e calam a sua dor.

As mulheres que ao nascer já estão prometidas em casamento a homens que não conhecem e de quem não gostam.

As mulheres que são obrigadas a vestir uma burqa durante toda a vida.

As mulheres que são escravas sexuais dos seus maridos e/ou de outros homens.

As mulheres que são sexualmente mutiladas.


Estas sim, são mulheres que merecem todo o nosso esforço na luta por um mundo mais justo e menos opressor dos seus direitos!!!

Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as Mulheres!!!

...E um beijo às mais especiais!!!!!

Adivinha

Qual a diferença entre uma dissolução e uma solução?

Uma dissolução seria meter um político num tanque de ácido para que se dissolva.
Uma solução seria metê-los a todos.

quinta-feira, março 06, 2008

Grazie!!!


Grazie di esistere...

quarta-feira, março 05, 2008

O trabalho cansa...


Aquele que ao longo do dia é activo como uma abelha, forte como um touro, trabalha que nem um cavalo e que ao fim da tarde se sente cansado que nem um cão deveria consultar um veterinário porque... é bem possível que seja burro!

domingo, março 02, 2008

Arrumar memórias

Aos domingos algumas pessoas tem por habito tratar de assuntos pessoais, arrumar arquivos, ver coisas antigas que têm guardadas, etc.

Ora nós, como comuns mortais que somos (apesar de termos vontade de ficar para sempre neste mundo), também andamos a ver coisas antigas e descobrimos uma música de Nino Bravo, um cantor espanhol já falecido, que se ouvia muito nos nossos serões familiares, no meio de histórias, quando ficávamos com os primos/primas a passar fins de semana na casa da avó e gostávamos de beber chá e comer biscoitos caseiros, feitos algumas horas antes de irmos dormir…

Vai daí, procuramos o vídeo original, mas achamo-lo tão kitsch, tão capaz de causar dúvidas ou controvérsias e tão capaz de quebrar o encanto e sensibilidade da música, que achamos por bem mostrar outro bem mais “caliente”…

sábado, março 01, 2008

Tradição de família

Durante a nossa infância, vivemos o encantamento da linguagem e das cantigas, lenga-lengas, histórias e historietas, que nos são contadas pelos nossos pais, avós ou tios, passando de geração em geração.

Hoje, fazemos homenagem a uma tradição de família, à qual em miúdos nos habituámos e cujo hábito ainda perdura. Essa tradição consiste em apanhar desprevenidas as pessoas da nossa família, telefonando-lhes logo de manhã cedo no dia 1 de Março, recitando esta quadra:


Hoje é o dia 1º de Março
Meu piolhinho, meu piolhaço
Meu carrapatinho, meu carrapataço
Tens que me dar uma prenda!


Ainda bem que há tradições que se mantêm, para nos fazerem sentir agarrados à vida, ao mundo e às pessoas de quem gostamos!…
Nota: Que eu me lembre, ninguém recebeu prendas por causa desta quadra!

Locations of visitors to this page