sexta-feira, março 21, 2008

21 de Março

Além de hoje ser Sexta-Feira Santa, Dia Mundial da Floresta, e Dia Mundial da Poesia, outras coisas também importantes se comemoram:

- Dia Mundial do Sono
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Dia Internacional da Síndrome de Down

De todos estes, o que hoje sou mais a favor é o Dia Mundial do Sono. Tudo isto porque sou da opinião que em Portugal se dorme muito pouco…e mal! Infelizmente o português típico tem o péssimo hábito de se deitar tarde e levantar cedo, o que em termos de ritmos biológicos é contraproducente. É por isso que depois andamos todos resmungões, com má cara para toda a gente e parece que andamos de mal com o mundo!
Além disso, parece-me que há muita gente a “dormir na forma”, já para não falar nos políticos que com as suas “falinhas mansas” julgam que nos embalam, quando, a maior parte das vezes, quem anda a dormir são eles! Basta ver a quantidade de lugares vazios no Parlamento ou a quantidade de deputados que aproveitam para “passar pelas brasas” durante algumas intervenções do plenário!

Em relação ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, acho muito mau que se comemore este dia. É a prova mais do que evidente que há discriminação racial neste mundo e também no nosso país. Caso contrário, para quê haver um Dia Internacional Contra a Discriminação Racial??? Será que há alguém que, neste mundo, tem coragem de dizer que não há escravatura, que não há exploração de minorias étnicas, que não há segregação racial???

Quanto ao Dia Internacional da Síndrome de Down, é mais do que evidente que este é um dia que tem muito a ver com o dia de que falei anteriormente. Não pela questão da raça, mas pela questão da segregação de todos aqueles que sofrem de Síndrome de Down. Para quem não sabe, estamos a falar de pessoas que sofrem de Trissomia 21 ou Mongolismo.
É do conhecimento geral que todas as pessoas que sofrem desta síndrome têm a necessidade de ser tratadas e cuidadas de forma diferente em relação ao cidadão comum. O problema está em querer-se que estas pessoas vivam segregadas da sociedade envolvente, de modo a que não perturbem, não interfiram no andamento da mesma sociedade. Assim, são educadas em escolas especiais, com vivências à parte, experiências à parte…
Será que é assim que se prepara estes cidadãos para o futuro? Será que estes cidadãos não têm o direito de ser integrados na nossa sociedade, obviamente que tendo o cuidado de lhes proporcionar tudo aquilo de que necessitam para serem auto-suficientes e úteis?????

Se calhar, se todos pensássemos um pouco em tudo isto, talvez o nosso mundo e a nossa sociedade fossem mais justos, mais fraternos, mais iguais para todos…

Enfim…Sic Gloria Transit Mundi…

Locations of visitors to this page