sábado, outubro 06, 2007

15 anos

A televisão privada começou há 15 anos em Portugal, pela mão da SIC, uma empresa controlada por Pinto Balsemão. Poucos meses depois, era a vez da TVI, projecto apoiado pela Igreja Católica (mas que pouco depois o abandonou, passando a ter uma linha programática completamente diferente).

O projecto SIC foi um projecto que começou timidamente mas, graças a certos apoios e parcerias, ganhou posição no meio televisivo português. Para isso muito contribuiu, por exemplo, a TV Globo, cujas novelas (produto bastante forte em termos de audiências) são hoje exibidas em exclusivo pela SIC.

O fenómeno continuou em expansão no Cabo, contando hoje a SIC com 4 canais (além do generalista): SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Mulher e SIC Radical. Com esta aposta, a SIC diversificou os seus públicos, fidelizando as suas audiências aos seus produtos.

Somos espectadores da SIC, mas não tanto assim (já que não temos pela TV grande fascínio). De qualquer modo, entendemos endereçar os parabéns à dita estação, pois veio terminar com o monopólio da RTP, diversificou programação e públicos (no que isso tem de bom e de mau), mostrando, com outros olhos, o mundo à nossa volta.

Obrigado SIC pelas reportagens com gaffes jornalísticas, pelos jogos de futebol com comentários tontos, pelas "injecções" de novelas, pelos directos com o Emplastro em pano de fundo, pelos grandes planos de políticos a comerem fatias de bolo rei, pelas entradas de dirigentes desportivos em estúdio em pleno programa em directo para reporem a verdade do que estava a ser dito, pelas reportagens sobre as festas fúteis do suposto jet-set português, pelos programas em directo com telefonemas a insultar este e aquele, pelas entrevistas interrompidas pela chegada ao aeroporto de um treinador de futebol...
Apesar de tudo, parabéns SIC pelos 15 anos!

Locations of visitors to this page