domingo, junho 10, 2007

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades



Hoje, dia 10 de Junho, comemora-se a data da morte do maior poeta português: Luís de Camões.
O seu nascimento não tem data nem local certos, mas terá nascido em Lisboa ou Coimbra, entre 1524 e 1525.

A sua importância para o nosso país esta relacionada com a sua obra literária, mormente com a epopeia “Os Lusíadas”, poema épico que retratava os feitos heróicos dos portugueses, principalmente a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Através deste poema não se conta nem valoriza só esse facto. No poema, é todo um povo que é valorizado, numa época em que a Nação se orgulhava e com razão.

No fundo, parece-nos que é o mesmo que acontece hoje em dia: temos um país em crise financeira, económica, em crise de valores, políticas e virtudes, mas temos um país em que se criam fait divers para distrair o povo daquilo que é verdadeiramente importante!

Depois deste desabafo, voltemos a falar deste dia.
Neste dia são também lembrados, todos os portugueses que se espalharam (já desde os Descobrimentos) por todos os cantos do mundo e que por lá continuam a dar testemunho de Portugal. África, Ásia, Oceânia, América do Norte, do Centro e do Sul e Europa, por todo o lado há, mais ou menos escondidos, portugueses…

Apesar do que muitos andam por aí a apregoar, Portugal é um grande país, um país também grande, muito povoado, apesar das críticas e comentários menos felizes que se tem ouvido de pessoas com alguma responsabilidade no nosso País.

Aliás, neste dia de Portugal e do grande poeta Camões, gostaríamos de deixar aqui um trecho dedicado a Mário Lino, que poderia muito bem ter sido escrito por Camões e/ou Bocage (se ainda cá estivessem…) e que nos chegou por e-mail há dias.

Diz assim:

Olhando para Lisboa ali tão perto
Lá no alto, de cabelos ao vento
Cristo-Rei foi pregar para o deserto
Mas deixou os camelos em S. Bento

VIVA CAMÕES!!!
VIVA PORTUGAL!!!

Locations of visitors to this page