quinta-feira, junho 26, 2008

Lei do Aborto mata muitos em Guimarães


Soube hoje que, desde que a Lei do Aborto começou a vigorar, em 6 meses, já se fizeram 134 abortos no Hospital de Guimarães!!!
Quer isto dizer que, para um país que precisa urgentemente de um aumento de natalidade, perderam-se, só em Guimarães, 134 oportunidades para aumentar esse número!!! São cerca de 22 crianças que não chegam a nascer por mês!!! E não é preciso ser um perito em demografia para avaliar o disparate que daqui advém...
Mais:
As mulheres que recorreram a esta medida foram mulheres maioritariamente entre os 35 e os 40 anos!!! Será falta de juízo, de bom senso, ou puro egoísmo?????
Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

quinta-feira, junho 19, 2008

Acabou-se o Euro 2008!!!

Pelo menos para nós...

Se tiver de apoiar alguém, apoio a Holanda ou a Itália!

Quanto a Portugal...até ao Mundial 2010! Se o treinador escolhido para substituir Scolari conseguir fazer um bom/melhor trabalho!

Para nós acabou-se o Euro 2008!
Amanhã regressa tudo ao "normal": a falta de dinheiro, os preços dos combustíveis, as filas de trânsito, o custo de vida, o desemprego, os empréstimos, o calor...E a vida continua!!!

Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

PS - Mas como o "portuga" nunca perde a esperança... AS FÉRIAS ESTÃO QUASE AÍ!!!!!

Etiquetas:

terça-feira, junho 17, 2008

Igreja de S. Domingos


A Igreja de S. Domingos, em Guimarães, tem sido alvo de obras de reparação e restauro nos últimos meses. Nesta altura, após as obras nos telhados, encontra-se em restauro o cadeiral da igreja, cuja fundação se deve a D. Branca de Vilhena.

D. Branca de Vilhena era filha de D. Henrique Manuel, conde de Seia e senhor de Sintra. Mas, segundo a maior parte dos especialistas em estudos de linhagens, não era filha de D. Brites de Sousa, a legitima esposa do conde.

No Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 108, de Junho de 1962, dedicado à Igreja S. Domingos de Guimarães (cuja fundadora foi D. Branca de Vilhena), Eugénio E. Andreia da Cunha e Freitas, escreve:

" Como ficou dito, pouco resta da antiga capela-mor gótica, fundação de D.Branca de Vilhena, filha de D. Henrique Manuel, Conde de Ceia e alcaide-mor de Sintra. Tudo se perdeu conservando-se, ainda que oculto, o "moimento" armoriado de Manueis e de Sousas, que ela destinara para sepultura sua e da sua linhagem, aberto sob arcossolio numa das paredes laterais."

Por causa do restauro do cadeiral da Igreja de S. Domingos, o túmulo de D. Branca de Vilhena (situado numa das referidas paredes laterais) está visível desde 12 de Junho de 2008.


Para quem se interessa por história (neste caso, a de Guimarães), será uma oportunidade a não perder!

Complicar ou não

O ser humano tem a mania de complicar.
Um dia alguém decidiu perguntar a algumas pessoas o seguinte: "Se lhe dissessem agora que dentro de 10 minutos teria de fazer uma viagem para a Lua e que só poderia levar consigo um objecto, que objecto levaria?".
Grande parte das pessoas pediu alguns minutos para pensar que objecto escolheria. Curiosamente perguntaram o mesmo a uma criança e ela respondeu imediatamente: "Um capacete de astronauta, para poder respirar"...

sexta-feira, junho 13, 2008

Sentado



Estou sentado. Sentado numa cadeira numa ponta da sala, numa sala vazia.
Olho para as paredes brancas da sala e o seu branco faz-me lembrar o branco da espuma do mar…ou será o branco da espuma dos dias?Espuma dos dias?
Sim, aquela espuma que faz com que os dias sejam sempre iguais e sempre monótonos, sempre a mesma repetição de rotinas que nos fazem desesperar por algo mais, por algo de diferente, fora do vulgar.
Levanto a cabeça e oiço lá fora o canto dos pássaros. Vou à janela e cada passo que dou parece o bater das horas do relógio da casa. Olho para fora e perscruto o horizonte à procura dos responsáveis do fim do meu torpor físico e mental mas…nada.
Triste, atravesso a sala vazia e olho de novo para as paredes brancas que parecem ainda contar sons, cores e cheiros de bailes e festas que animaram a vida desta casa. Fecho os olhos e imagino tudo isso: o rodopiar das notas de música pelo ar, a constante flutuação dos corpos a um compasso ritmado, as cores dos vestidos que me entram pelos olhos dentro como se fossem uma torrente de água fresca e os cheiros que me invadem o nariz com tal suavidade que pareço levitar no meio deles.
De repente o telefone toca. Olho lá para fora e as gotas de chuva, que escorrem pelas vidraças, choram…

terça-feira, junho 10, 2008

10 de Junho - Dia de Camões



Registo hoje com muito orgulho que mais uma personalidade vimaranense foi agraciada com uma Ordem de Mérito pela Presidência da República, neste 10 de Junho, dia de Camões.
Por entre individualidades como Marques Mendes (???), Vitor Baía (num país de "maluquinhos da bola", tudo é possível!), Rui Horta (coreógrafo, com obras já apresentadas no CCVF), Albino Aroso (ginecologista, o "Pai" do Planeamento Familiar em Portugal), desta vez foi Fernando Alberto Ribeiro da Silva (ex-Governador Civil de Braga) o condecorado.
Curiosamente, também no dia 24 de Junho irá receber a Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães.
Parabéns a Fernando Alberto Ribeiro da Silva e a Guimarães!

sábado, junho 07, 2008

Euro 2008 - A Aventura Suiça

Começa hoje!!!


FORÇA RAPAZES!!!


sexta-feira, junho 06, 2008

O Criador d' "As Meninas"


Diego Rodríguez de Silva y Velázquez
Sevilha, 6 de Junho de 1599 — Madrid, 6 de Agosto de 1660
Um dos quadros mais fascinantes da pintura espanhola.

domingo, junho 01, 2008

EU NÃO VOU!


EU NÃO VOU! E TU???

Dia Mundial da Criança (de preferência, de todas!!!)


Locations of visitors to this page