terça-feira, junho 17, 2008

Igreja de S. Domingos


A Igreja de S. Domingos, em Guimarães, tem sido alvo de obras de reparação e restauro nos últimos meses. Nesta altura, após as obras nos telhados, encontra-se em restauro o cadeiral da igreja, cuja fundação se deve a D. Branca de Vilhena.

D. Branca de Vilhena era filha de D. Henrique Manuel, conde de Seia e senhor de Sintra. Mas, segundo a maior parte dos especialistas em estudos de linhagens, não era filha de D. Brites de Sousa, a legitima esposa do conde.

No Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 108, de Junho de 1962, dedicado à Igreja S. Domingos de Guimarães (cuja fundadora foi D. Branca de Vilhena), Eugénio E. Andreia da Cunha e Freitas, escreve:

" Como ficou dito, pouco resta da antiga capela-mor gótica, fundação de D.Branca de Vilhena, filha de D. Henrique Manuel, Conde de Ceia e alcaide-mor de Sintra. Tudo se perdeu conservando-se, ainda que oculto, o "moimento" armoriado de Manueis e de Sousas, que ela destinara para sepultura sua e da sua linhagem, aberto sob arcossolio numa das paredes laterais."

Por causa do restauro do cadeiral da Igreja de S. Domingos, o túmulo de D. Branca de Vilhena (situado numa das referidas paredes laterais) está visível desde 12 de Junho de 2008.


Para quem se interessa por história (neste caso, a de Guimarães), será uma oportunidade a não perder!

Locations of visitors to this page