quarta-feira, outubro 31, 2007

Bruxas??? Xôôô!!!...

O título deste post poderia gerar, nas mentes menos atentas, alguma confusão...Estarão eles a falar do estilo de cabelo ou roupas da Odete Santos? Estarão eles a falar de algumas namoradas que os possam ter traído? De antigas professoras? De chefes? De patroas? Estarão eles a falar de tias que lhes terão feito a vida negra na infância?
A resposta é não!

Hoje falamos do Dia das Bruxas, 31 de Outubro.
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Quanto a nós, é data que não festejamos, unicamente por razões de saúde...Estamos proibidos pelos médicos de comer doces!!!
PS-Ah, e já agora, bom feriado de Dia de Todos os Santos (já que somos todos católicos bem comportados e não alinhamos em paganismos anglo-saxónicos!)

terça-feira, outubro 30, 2007



Aniversário da criação da República da Turquia (29/10/2007)

Fonte: Metro

segunda-feira, outubro 29, 2007

Dia Mundial da Terceira Idade


Sim, aqueles que já estão naquela que se costuma chamar de 2ª meninice, também tem o seu dia!!! E esse dia é hoje.

Neste momento, em Portugal há mais de um milhão e 800 mil idosos – representam já 17,3 por cento da população total. Os jovens são 15,5 por cento, o que me leva a concluir algo que já todos sabemos: o nosso país está a envelhecer!

Mas, será que, pelo facto de viverem mais do que há alguns anos atrás, os nosso idosos vivem melhor???

Sim e não.

Sim, porque muita coisa tem sido feita para os defender e ajudar, mas muito ainda está por fazer…

Basta vermos as intermináveis filas de espera nos centros de saúde, com idosos à espera de uma consulta de pé, ao frio e ao vento. Basta vermos como são tratados pelas pessoas, jovens ou não, nos transportes públicos, nas filas de espera, nas ruas. Por vezes, muitos até são maltratados nas suas próprias casas. Basta vermos como a Caixa Nacional de Pensões trata aqueles que trabalharam uma vida inteira e recebem uma reforma que mal chega para os medicamentos, quanto mais para comida, um passeio ou uma roupa nova de vez em quando!

Onde é que está o Estado Providência, quando as pessoas se queixam que os medicamentos são caros, não há médicos, não há urgências ou centros de saúde abertos à noite?

Onde é que está o Estado Providência quando as pessoas se queixam de baixas pensões?

Onde é que está o Estado Providência quando algumas pessoas, que precisam de certos medicamentos para viver, não têm a comparticipação do estado em medicamentos para a diabetes ou outras doenças?

Onde é que esta o Estado Providência quando se tem de esperar anos por uma consulta e quando chega a hora ou já se morreu ou já não há remédio para a doença?

Onde é que está o Estado Providência quando há certas operações que podiam salvar ou melhorar a vida de uma pessoa e essa pessoa não tem dinheiro para a pagar?

Mas não é só o Estado que tem culpas. Toda a sociedade as tem.
Será que todos nós estamos a cuidar bem daqueles que, na sua maioria não conseguem cuidar de si próprios?

Por que é que os privados não apostam mais em fazer lares para idosos, mas lares mais humanos, onde essas pessoas se sintam acarinhadas, protegidas, como se fosse nas suas próprias casas? Os idosos são como as crianças: precisam que olhem para eles com amor…

Por que é que não se formam grupos de jovens voluntários para passar tempo com idosos que estejam sós ou abandonados e levá-los a um jardim, a um espectáculo, a um café?

Por que é que as câmaras municipais não fazem os possíveis para tornar as ruas largas, amplas, seguras e transitáveis para os idosos poderem andar livremente, sem carros estacionados em cima dos passeios?

Por que é que as associações de comércio não criam cartões de desconto para idosos poderem comprar mais barato no comércio tradicional onde estão tão habituados e onde conhecem quem os atende?

Por que é que os nossos idosos não têm hipótese de ter descontos em cabeleireiros, perfumes, cremes, roupas? Será que as pessoas só têm interesse quando são novas? Será que elas não têm o direito de gostarem de se porem bonitas?

E depois, há preocupações mais comezinhas, mas também importantes como os jornais e as revistas não terem o cuidado de aumentar o tamanho e a cor das letras de algumas publicações para ser mais fácil a sua leitura pelos idosos.

Depois de ler isto tudo, pus-me a pensar…
E se um dia, quando eu chegar à 3ª idade (se lá chegar…) eu não tiver quem me apoie? Quem me faça companhia, me ajude a subir aos transportes públicos, me dê um lugar no autocarro, me leve a passear, ao cinema, ou ao café? Me vá ao banco levantar dinheiro? Me vá pagar as contas? Quem me ajude a carregar os sacos das compras ou a arrumar a casa? Quem me leve ao médico ou ao hospital? Quem converse comigo ou oiça os meus lamentos ou histórias? Quem vá todos os dias verificar como estou, se estou bem, se morri, ou se preciso de uma camisa lavada, de lavar os dentes, fazer a barba ou cortar o cabelo?

quarta-feira, outubro 24, 2007

HOJE SOMOS BÉBÉS!!!

É verdade! Hoje este espaço faz 1 ano!!!

Esperamos que nos continuem a ler e que continuemos muito mais tempo por cá!!!

Beijo a quem é de beijo e abraço a quem é de abraço

domingo, outubro 21, 2007

Quem será o campeão?

De todos estes três, gostaríamos que o campeão fosse Hamilton, por várias razões:

- Seria o primeiro rookie a ser campeão
- É o primeiro negro a entrar na Formula 1
- Hamilton é simpático, não quer confusões com ninguém, muito ao estilo do nosso ídolo, Senna
- Raikonen não teria o "gostinho" de ganhar à antiga equipa
- Alonso não levaria o nº1 para a Renault (se for verdade que em 2008 ele vai para a Renault)

Esperemos mais umas horas para ver...

sábado, outubro 20, 2007

O melhor golo de sempre



Nós, que somos apreciadores de bom futebol (dentro das 4 linhas), achamos que este é um dos melhores golos de sempre!

O mais curioso é que os grandes craques, acabam sempre por ter vidas pessoais complicadas...

Basta ver os casos de George Best, Cantona, Maradona, Gascoigne...

...Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

sexta-feira, outubro 19, 2007

Dá que pensar...

"Se quiser saber o que uma mulher realmente quer dizer, olhe para ela e não lhe dê ouvidos."

Oscar Wilde

terça-feira, outubro 16, 2007

As escolhas de...Sic Gloria Transit Mundi


Hoje fazemos referência, com muito agrado, a um novo espaço da blogosfera vimaranense, de seu nome Café Toural.

Os seus responsáveis pretendem que esse espaço “internético” seja para falar sobre “Guimarães à esplanada, à mesa ou ao balcão. A cidade servida pela filosofia de café. Ensaios, discursos, conversas, asserções, dissertações…”

Espera-se um belo exercício de cidadania, vivo, alegre e bem disposto, de quando em vez acompanhado por um bagaço.

20 valores pela ideia!

Nós, da nossa parte, esperamos (e desejamos) boas conversas!

E parece que a mesa junto à janela vai ser nossa…

quinta-feira, outubro 11, 2007

Este homem é um SENHOR!!!

sábado, outubro 06, 2007

15 anos

A televisão privada começou há 15 anos em Portugal, pela mão da SIC, uma empresa controlada por Pinto Balsemão. Poucos meses depois, era a vez da TVI, projecto apoiado pela Igreja Católica (mas que pouco depois o abandonou, passando a ter uma linha programática completamente diferente).

O projecto SIC foi um projecto que começou timidamente mas, graças a certos apoios e parcerias, ganhou posição no meio televisivo português. Para isso muito contribuiu, por exemplo, a TV Globo, cujas novelas (produto bastante forte em termos de audiências) são hoje exibidas em exclusivo pela SIC.

O fenómeno continuou em expansão no Cabo, contando hoje a SIC com 4 canais (além do generalista): SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Mulher e SIC Radical. Com esta aposta, a SIC diversificou os seus públicos, fidelizando as suas audiências aos seus produtos.

Somos espectadores da SIC, mas não tanto assim (já que não temos pela TV grande fascínio). De qualquer modo, entendemos endereçar os parabéns à dita estação, pois veio terminar com o monopólio da RTP, diversificou programação e públicos (no que isso tem de bom e de mau), mostrando, com outros olhos, o mundo à nossa volta.

Obrigado SIC pelas reportagens com gaffes jornalísticas, pelos jogos de futebol com comentários tontos, pelas "injecções" de novelas, pelos directos com o Emplastro em pano de fundo, pelos grandes planos de políticos a comerem fatias de bolo rei, pelas entradas de dirigentes desportivos em estúdio em pleno programa em directo para reporem a verdade do que estava a ser dito, pelas reportagens sobre as festas fúteis do suposto jet-set português, pelos programas em directo com telefonemas a insultar este e aquele, pelas entrevistas interrompidas pela chegada ao aeroporto de um treinador de futebol...
Apesar de tudo, parabéns SIC pelos 15 anos!

sexta-feira, outubro 05, 2007

5 de Outubro


Parece que hoje foi feriado em portugal!!!...

Mas não para nós!!! Para nós foi um dia normal de trabalho...

Nós, aqui, somos todos monárquicos!!!

Viva Portugal!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Sputnik


Hoje, a Rússia celebra o 50º aniversário do lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik.

O seu lançamento decorreu a 4 de Outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

terça-feira, outubro 02, 2007

Há dias assim...


Hoje não me chateiem que estou meio embirrado...

Mas que lhes fiz eu para merecer isto???

Já estou como diz um nosso amigo brasileiro: "Joguei pedra na cruz..."

De certeza...

Locations of visitors to this page