sexta-feira, outubro 30, 2009

Calado és um "poeta"...


Volta e meia, este senhor emigrante, lá aparece...e pouco depois desaparece, felizmente...
Volta e meia lembra-se e lá porque recebeu um prémio Nobel (“Nóbel” e não “Nobél”, como ele acha que se deve dizer…), acha-se o paladino da verdade e do saber e desata a dizer aleivosias e alarvidades sobre a Igreja e a religião Católicas.

Agora, lembrou-se de escrever um livro sobre Caim e Abel. Não li (nem tenciono ler) o livro, mas passei os olhos por um excerto que encontrei aqui.

A páginas tantas, pode ler-se “…abraão era um refinado mentiroso, pronto a enganar qualquer um com a sua língua bífida, que, neste caso, segundo o dicionário privado do narrador desta história, significa traiçoeira, pérfida, aleivosa, desleal e outras lindezas semelhantes.”

Ele define assim Abraão na sua obra, mas parece-nos que estaria a fazer um seu auto-retrato! Como é possível haver alguém que afronte tanto a religião e moral católicas e continue impune, a viver a sua vidinha numa pacata ilha espanhola?
Aliás, por falar nisso, não admira que este senhor viva numa ilha onde nada mais há que calhaus, pelo meio dos quais ele pode gritar aos quatro ventos todas as frustrações (que devem ser muitas…e de vários tipos…) que lhe vem na alma! É que os calhaus não ouvem…nem sentem!

Eu, como católico, senti a ofensa e decidi deixar aqui estas palavras de repúdio a mais uma obra deste senhor.

Já agora, utilizando as palavras do escritor do livro, “segundo o dicionário” que o escritor deste post utiliza frequentemente (“Dicionário de Língua Portuguesa", 7ª Edição, da Porto Editora), “Saramago” é "um nome masculino que provém do árabe (portanto, sarraceno, infiel, etc., etc., etc. …) sarmaq e que em botânica é o nome vulgar de umas ervas daninhas, comestíveis, anuais ou bienais, da família das Crucíferas, frequentes nos terrenos cultivados de Portugal, e também chamadas rábano-silvestre, rábano-bastardo ou saramago-maior e labresto."

Acho que para bom entendedor…

8 Comments:

Blogger Palmira said...

Boa tarde!

Excelente artigo, como sempre!

Saramago e eu não nos entendemos (como é lógico, nem faz ideia que eu existo).
Ele abomina a pontuação, eu coloco vírgulas a torto e a direito.
O que por si só, já era razão suficiente para "não o ler". Mas, teimosa como sou, lá tentei três livros ... três tentativas falhadas. Sintetizando, não gosto, não leio, não compro.

Ainda para mais, depois de ter faltado ao respeito a milhões de pessoas, incluindo eu e os meus.

Beijinhos.

8:55 da tarde  
Blogger SicGloriaTransitMundi said...

Obrigado, cara Palmira!

Afinal não somos os únicos a não gostar desse senhor...ainda bem! Estávamos a pensar que nós é que estávamos errados!

Em relação aos livros dele, apenas temos curiosidade em ler "A Jangada de Pedra", mas depois de mais este murro que ele nos aplicou, tão cedo nem queremos ouvir falar dele!!!

12:09 da tarde  
Blogger sem abrigo said...

o fanatismo, venha lá de onde vier, nao digna ninguem.

a vida seria bem melhor sem religioes obsoletas.

se cristo fosse vivo, era ignorado pelo vaticano e linchado por todos nós.

a religiao é um negocio.

cristo era apenas um guru, um pensador, casado, pai de filhos etc..

temos de facto muita imaginaçao.

curioso ver como 2 mil anos depois, ainda se censura e insulta quem acha por direito por em causa a maior e bem montada obra do homem.

4:58 da tarde  
Blogger SicGloriaTransitMundi said...

Caro Sem Abrigo:

Depois de ler o seu comentário, só me apetece dizer, parafraseando-o, que você "Tem(os) de facto muita imaginação"...

Gostava de saber onde foi buscar essa do "casado, pai de filhos..."

10:37 da manhã  
Blogger sem abrigo said...

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9

Cada pessoa tem que ser submissa às autoridades, já que as que existem vieram ou foram estabelecidas por Deus.
- Romanos 13:1

"Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores terrenos, não só sob o seu olhar, como se os servísseis para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor de Deus".
- Colossenses 3:22

"Servos, sedes submissos, com todo o temor aos senhores, não só aos bons e humanitários, mas também aos que são duros".
- I Pedro 2:18

O Senhor manda amar uma mulher infiel como Deus ama os filhos de israel, que se voltam para outros deuses e gostam das tortas de uvas passas.
- Oséias 3:1

Todos os escravos devem considerar os seus senhores dignos de toda a honra, para que não se fale mal do nome de Deus.
- I Timóteo 6:1

Escravos, obedeçam aos vossos senhores.
- Efésios 6:5

Os escravos devem estar submissos em tudo aos senhores. Que lhes sejam agradáveis, não os contradigam, não roubem.
- Tito 2:9-10

"Se alguém ferir seu escravo ou sua escrava com um bastão e morrer sob suas mãos, seja punido severamente, mas se sobreviver um ou dois dias, não seja punido, porque é seu dinheiro"
- Êxodo 21:20-21

"Quando comprares um escravo hebreu, servir-te-á seis anos, mas ao sétimo sairá livre e gratuitamente. Se entrou sozinho, sozinho sairá; se estava casado, sua esposa sairá com ele. Se seu amo lhe tiver esposa, e esta lhe tiver dado à luz filhos ou filhas, a mulher e os filhos serão de seu amo e ele sairá sozinho. Se o escravo, porém, disser: "Amo meu senhor, minha esposa e meus filhos; não quero sair livre", então seu senhor o levará diante de Deus, fá-lo-á aproximar-se da porta ou do umbrau da mesma e lhe furará a orelha com uma sovela, e ficará seu escravo para sempre.
- Êxodo 21:2-6

"Escravos e escravas para vos servires, podereis adquiri-los entre os povos circunvizinhos. Poderes também comprá-los dentre os filhos dos estrangeiros, que habitarem entre vós e dentre suas famílias, nascidos e crescidos na vossa terra, e serão vossa propriedade".
- Levítico 25:44-45

"De fato, vós, irmãos, vos fizestes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judéia, que se deram a Cristo Jesus, tendo igualmente devido sofrer, da parte dos vossos compatriotas, o mesmo que eles próprios sofreram da parte dos judeus; judeus esses que deram a morte a Jesus e as profetas e nos perseguiram; eles não agradam a Deus e são adversários de todos os homens".
- I Tessalonicenses 2:14-15

4:30 da tarde  
Blogger sem abrigo said...

A Bíblia sobre mulheres


Deus disse à mulher: "Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará".
-Gênesis 3:16

Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas.
- Levítico 12:2-8

Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias.
- Levítico 15:18-33

"Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor"
- Colossenses 3:18

As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos.
- I Pedro 3:1

Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar.
- I Pedro 3:7

A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.
- I Coríntios 11:3

O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.
- I Coríntios 11:9

As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei.
- I Coríntios 14:34

Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará.
- Números 5:20-27

Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte.
- Deuteronômio 22:20-21

"É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa".
- Provérbios 25:24

"Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta. "
- I Timóteo 5:5-6

Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não poderá ensinar nem dominar o homem.
- I Timóteo 2:11-12

O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos.
- Efésios 5:22-24

4:31 da tarde  
Blogger sem abrigo said...

* Chegará um dia em que somente as mulheres que nunca tiveram filhos e nunca deram de mamar serão felizes:
"Porque sabei que virá tempo, em que se dirá: Ditosas as que são estéreis, e ditosos os ventres que não geraram, ditosos os peitos que não deram de mamar." (Lucas 23:29).

* Abraão iria matar o filho único dele por ordem de Deus. O ato de Abraão é apresentado como uma virtude (Gênesis 22:1-12) (Tiago 2:21).

* A esposa Agar de Abraão e Ismael, o filho deles, foram para o deserto, por nenhuma razão a não ser que a outra esposa dele, Sara, tivesse tido ciúmes (Gênesis 21:14). A Bíblia não mostra nenhuma crítica quanto a ter duas mulheres, e Abraão e Sara continuam juntos.

* A maioria de nós diria que incesto está contra os interesses da família, mas Lot, quem a bíblia considera ser um homem de bem, fez sexo com as duas filhas dele (Gênesis 19:33-36); e não houve nenhum castigo para Lot ou para as filhas.

* Para ganhar favor com um rei, Abrão disse que sua esposa era sua irmã, e a ofereceu ao rei para tomá-la como esposa. Isto aconteceu duas vezes (Gênesis 12:19) (Gênesis 20:2). Isaac fez uma coisa semelhante (Gênesis 26:9). E Lot uma vez ofereceu as filhas virgens dele (Gênesis 19:Cool.

* Jacob enganou seu irmão Esaú (Gênesis 25:31-33). Após isso, Jacob então mentiu para seu pai (Gênesis 27:19). Deus amou a Jacob e odiou Esaú, a vítima (Malaquias 1:3) (Romanos 9:13).

* Jesus prometeu grande recompensa para todos aqueles que largarem sua família em seu nome (Mateus 19:29).

* Jesus diz muito claramente que para ser seu discípulo tem que aborrecer seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e suas irmãs (Lucas 14:26).

* Jesus declara: "Porque vim separar ao homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos" (Mateus 10:35-36). Esta passagem não indica uma atitude a favor da família por parte de Jesus.

4:40 da tarde  
Blogger sem abrigo said...

Um blog onde se fala de tudo...Bem, nem tudo, pois para nós há assuntos que são tabu!

um abraço,caríssimo autor.

4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page