quarta-feira, abril 30, 2008

M

Nestes últimos dias, no nosso mundo, assistimos a 5 acontecimentos com alguma relevância, todos sob o signo da letra M.
"M" de Mafalda Veiga
Não sendo grande fã de Mafalda Veiga nem da sua música,no sábado passado assisti ao seu concerto no CCVF.
A sala estava cheia de fans, que vibravam e se manifestavam ruidosamente aos primeiros acordes de cada música tocada. Neste concerto, que serviu principalmente para apresentação do seu mais recente álbum ("Chão"), Mafalda Veiga tocou também outros êxitos antigos, nas não cantou "Pássaros do Sul", tema que a trouxe para a ribalta da nossa música.
Talvez por não ter tocado essa música gostei tanto do concerto. É que Mafalda Veiga está diferente. Está mais evoluída musicalmente, optando por outras sonoridades e ritmos.
Parabéns também ao CCVF por mais esta aposta! Que venham mais!
"M" de Motivação
Motivação é o que precisa agora a equipa do Vitória depois do triste resultado frente ao Porto!Perdemos por números inimagináveis (0-5), num jogo que contou com casa cheia e de onde os jogadores saíram de cabeça erguida e apoiados pelo público! Noutro qualquer estádio, levavam uma assobiadela ensurdecedora! Mas nós somos assim! Somos únicos!
O que mais me revoltou foi comentar-se que o Porto viria a Guimarães dar uma mãozinha ao Vitória. De facto deu, mas não foi uma mão no acesso directo à "Champions"! Foi antes uma mão cheia de golos! Adiante.
Motivação será a palavra chave esta semana para os lados do Complexo, motivação para fazermos um bom resultado no jogo com o Belenenses, em Lisboa.
"M" de Manuela Ferreira Leite
Também em Lisboa, Manuela Ferreira Leite apresentou ("finalmente", dirão alguns) a sua candidatura a líder do PSD. Não sendo simpatizante do PSD, parece-me ser a única alternativa credível para liderar e unir o partido laranja em vésperas de eleições, num país em crise. Será que teremos uma nova Dama de Ferro???
"M" de Moscavide
Será que já nem numa esquadra estamos seguros???
Supostamente, uma esquadra seria um bastião de segurança, mas afinal parece que já não é bem assim! Que o digam os últimos acontecimentos de Moscavide, em que um grupo de cidadãos entrou e agrediu um queixoso no momento da queixa. Nessa altura estava apenas UM polícia na esquadra!!!
Curioso é que o mesmo não acontece noutras esquadras. Por exemplo, no passado domingo desloquei-me à esquadra da PSP para, juntamente com outra pessoa, reportar o roubo de um veículo. Nessa altura, dentro da esquadra estavam 4 agentes a fazer serviço burocrático!!! Será que estavam lá para evitar casos como o de Moscavide???
Não seria mais lógico colocar desempregados a fazer serviço administrativo/burocrático nas esquadras e os agentes andarem na rua , a fazerem a sua função, que é proteger-nos??? Os próprios polícias defendem isso...
"M" de Manchester
Quem se defendeu muito bem foi o Manchester United! Com uma táctica defensiva, apesar de jogar em casa, a equipa de Ronaldo e Nani consegui o apuramento para a final da Liga dos Campeões. Depois de uma excelente época recheada de belos golos e do prémio de melhor jogador da Liga Inglesa de 2007/2008, Ronaldo não podia esperar por melhor!
Agora resta esperar que esta noite, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Hilário consigam com o Chelsea lá chegar também! Seriam 5 portugueses a disputar a final!
E em 2008/2009, estará o nosso Vitória no meio destes colossos europeus??? Esperemos bem que sim!!!

segunda-feira, abril 28, 2008

Vitória 0
Porto 5

Alguém me explica???

sexta-feira, abril 25, 2008

Bom ou mau profissional?

Hoje descobri esta frase, excelente para todos aqueles que acham que o seu trabalho não tem valor nenhum...

Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:


'A Arca de Noé foi construída por amadores;
profissionais construíram o Titanic…'

terça-feira, abril 22, 2008

Ano brilhante para o Vitória???


Depois de conquistas mundiais no Kickboxing...

Depois de conquistas na natação...

Depois da conquista da nossa primeira Taça de Portugal em Basket e possível conquista da Proliga...

Depois da conquista do primeiro título em Vollleyball...

Será que vamos conseguir a primeira qualificação (directa) para a UEFA Champions League em futebol e fazer deste um ano histórico para o nosso clube?????

sexta-feira, abril 18, 2008

Tudo pára!

Hoje, tudo vai parar por causa do Vitória!

Até a política municipal local!

quarta-feira, abril 16, 2008

Esquecimento

Com tanta coisa para fazer nos últimos dias, esqueci-me de dar uma notícia muito importante:

JÁ ESTAMOS ISOLADOS NO SEGUNDO LUGAR!!!!!

Cartoon


domingo, abril 13, 2008

Um beijo pede-se e dá-se...seja na boca, seja na face!


Este conhecido verso português serve para hoje se falar do beijo. E porquê? Porque hoje, no Brasil é o Dia do Beijo!!!

É certo que no Brasil as pessoas fazem as coisas e vivem as coisas de forma muito diferente dos europeus e de nós, portugueses, em particular!
Eles tem dias para quase tudo e festejam alguns dias que nós festejamos, de maneira completamente diferente.
Só para se fazer uma ideia, o Dia do Pai, que festejamos a 19 de Março, no Brasil é festejado no 2º Domingo de Agosto e é chamado de Dia dos Pais!
E agora, o dia do beijo!

O beijo pode significar ou ser mais do que uma singela expressão de carinho….
Há beijos marcantes! Quem é que esquece o primeiro beijo???
Há os cinematográficos, que levam ao clímax as nossas emoções.
Há os que nos confundem, nos atormentam ou nos arrebatam.
Há os que reviram a nossa vida do avesso. Há os que fazem história, e que nem sempre traduzem as mesmas intenções, como o de Judas.
Há os dos contos de fada, como o da Branca-de-Neve, da Bela Adormecida e o da princesa que beijou um sapo e ele se transformou em príncipe…

Isto só prova que nem há dias específicos para festejar, nem há causas específicas para lembrar! Tudo pode ser festejado a qualquer altura…
Afinal, “O Natal é quando um homem quiser”…

sexta-feira, abril 11, 2008

Meio por meio

Segundo o jornal "Público", de hoje


5.587.300
Era o total da população activa, no final de 2007, segundo o INE
O que me leva a dizer que andava um pouco mais de meio país a trabalhar para outro meio...
Bom seria se conseguíssemos que três quartos do país estivesse a trabalhar...

E também que o facto de termos pouco mais de meio país a trabalhar para outro meio se reflectisse na produtividade, porque em Portugal não há bons índices de produtividade.

Há uns anos, Portugal era um país competitivo porque conseguia ter baixos salários e conseguia trazer para cá muita produção. Com o crescimento de países que ficam para lá da antiga "Cortina de Ferro", as empresas multinacionais que aqui estavam foram deslocando-se para lá, pois os salários eram consideravelmente mais baixos e a produtividade maior. Nesses países as encomendas eram satisfeitas com mais rapidez e os produtos estavam mais próximos dos principais consumidores.

Hoje em dia, as principais preocupações em termos empresariais não são tanto a qualidade, mas sim os prazos de resposta. Portugal é indubitavelmente um país trabalhador, com trabalho de qualidade, mas os prazos de resposta aos seus clientes são ainda muito compridos, tendo em conta outros países... É que nós podemos achar que estamos melhor, mas em termos de comparação mundial ainda há muito trabalho a fazer!

Digo isto porque ainda esta semana, em conversa com pessoas do ramo do calçado, descobri que foi recebida uma grande encomenda chinesa para ser entregue, na China, até 24 de Abril!

Ora, num país que tem (segundo dados internacionais) prazos de entrega a rondar, em média, os 2 a 3 meses...



Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

quinta-feira, abril 10, 2008

Grande frase sobre a actualidade (portuguesa)




"Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens"
Pitágoras

quarta-feira, abril 09, 2008

Parabéns, pá!!!

Que contes muitos mais ainda e que todos nós os possamos contar contigo!!!

segunda-feira, abril 07, 2008

Foi a primeira! Será a primeira de muitas???


Estes rapazes estão de parabéns!!!

A secção ("amadora") de basket do Vitória ganhou ontem o seu primeiro título, vencendo na Final da Taça de Portugal o FC Porto, em Elvas.

Foi uma vitória suada, por apenas um ponto, depois de no sábado terem vencido a Ovarense, para a mesma competição!
Ou seja, em dois dias, o Vitória "arrumou" dois colossos da modalidade em Portugal e ganhou uma Taça!!!

Não digo que abandonemos as outras, mas, será que não está na hora de prestarmos mais atenção a esta modalidade com pouca tradição no nosso clube???

As alarvidades de Miguel Sousa Tavares sobre os professores


Hoje decidi colocar neste espaço uma espécie de carta aberta que me chegou via email dirigida por uma professora de Barcelos ao sr. (???) Miguel Sousa Tavares.

Estou totalmente de acordo com as palavras da referida senhora e cada vez me mete mais asco ver o tempo de antena que dão a este execrável, que se diz jornalista...


Cá vai...

O DIREITO À INDIGNAÇÃO...


É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou "os professores os inúteis mais bem pagos deste país." Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de "inúteis", como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?

O senhor tem filhos? – a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que "são os inúteis mais bem pagos do país."? Não me parece… Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores "inúteis" são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?

Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos "inúteis" a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.

Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que "os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país."? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que "são os inúteis" mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados "são os inúteis mais bem pagos do país"? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados. Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, "os inúteis mais bem pagos do país", que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.

Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de "escrevinhar" alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém.

Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe:

"Perdoai-lhes, Senhor
Porque eles sabem o que fazem."

Ana Maria Gomes
Escola Secundária de Barcelos

Locations of visitors to this page