sexta-feira, abril 11, 2008

Meio por meio

Segundo o jornal "Público", de hoje


5.587.300
Era o total da população activa, no final de 2007, segundo o INE
O que me leva a dizer que andava um pouco mais de meio país a trabalhar para outro meio...
Bom seria se conseguíssemos que três quartos do país estivesse a trabalhar...

E também que o facto de termos pouco mais de meio país a trabalhar para outro meio se reflectisse na produtividade, porque em Portugal não há bons índices de produtividade.

Há uns anos, Portugal era um país competitivo porque conseguia ter baixos salários e conseguia trazer para cá muita produção. Com o crescimento de países que ficam para lá da antiga "Cortina de Ferro", as empresas multinacionais que aqui estavam foram deslocando-se para lá, pois os salários eram consideravelmente mais baixos e a produtividade maior. Nesses países as encomendas eram satisfeitas com mais rapidez e os produtos estavam mais próximos dos principais consumidores.

Hoje em dia, as principais preocupações em termos empresariais não são tanto a qualidade, mas sim os prazos de resposta. Portugal é indubitavelmente um país trabalhador, com trabalho de qualidade, mas os prazos de resposta aos seus clientes são ainda muito compridos, tendo em conta outros países... É que nós podemos achar que estamos melhor, mas em termos de comparação mundial ainda há muito trabalho a fazer!

Digo isto porque ainda esta semana, em conversa com pessoas do ramo do calçado, descobri que foi recebida uma grande encomenda chinesa para ser entregue, na China, até 24 de Abril!

Ora, num país que tem (segundo dados internacionais) prazos de entrega a rondar, em média, os 2 a 3 meses...



Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

Locations of visitors to this page