domingo, dezembro 30, 2007

Para terminar o ano musical em/com beleza(s)

Um video que vale a pena ver e ouvir, com uma "batida" agradável!...E não só!!!

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Dúvidas existenciais

De vez em quando, sem mais nem porquê, vemos por vezes o nosso espírito assolado por inúmeras dúvidas existenciais...

Dentre elas, podemos destacar as últimas:

- Por que é que à apanha da maçã se chama "apanha da maçã" e à apanha da uva se chama "vindima"?

- Por que é que o Vitória ainda não tem um craque que meta golos até fartar?

- Por que é que no sítio onde deveria estar o monumento ao Nicolino se abriu um buraco antes do dia do Pinheiro e passado este tempo todo o buraco continua destapado e sem monumento?

- Por que é que as pessoas desejam umas às outras às quintas-feiras "Bom fim de semana!" e nunca desejam umas às outras às segundas-feiras "Boa semana!"?

Ah, e já agora...Bom fim de semana!

quarta-feira, dezembro 26, 2007

SMS's de Natal


Soube hoje ao ler o Publico, que os portugueses bateram este ano no Natal um novo recorde de mensagens enviadas através de telemóvel, os chamados SMS, que ascenderam a quase mil milhões no conjunto dos três operadores nacionais: TMN, Vodafone e Optimus.

Que aconteceu ao “Olá! Estás bem? Telefonei só para desejar um Bom Natal e Feliz Ano Novo para ti e para toda a tua família!”?????

E, provavelmente o que mais devem ter enviado foi mensagens idiotas e absurdas sobre o presépio e a ASAE ou sobre o Pai Natal e as renas!

Depois as pessoas dizem que o Natal já não é o que era, já não se respeitam as tradições, que ninguém fala com ninguém, etc…etc…etc…

segunda-feira, dezembro 24, 2007

FELIZ NATAL!!!!!

E já agora, cuidado com os acidentes na estrada, com o frio, com o alcóol, com o colestrol das rabanadas, dos sonhos e dos mexidos, da aletria e das filhós e com as espinhas do bacalhau e os ossos do peru!!!
Ah, e já agora...
VIVA O MENINO JESUS!!!
MORTE AO PAI NATAL!!!

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Pensamento de Natal

Devo confessar que, fruto do trabalho, ainda não tive tempo para comprar todos os presentes este Natal.
E ao pensar nisso, penso nas pessoas que vou ter de presentear e na pessoa que vou ter de "chatear" para me ajudar a cumprir esta penosa tarefa social. Feliz ou infelizmente é sempre a mesma sacrificada!!! A ela o meu mais profundo agradecimento!!! Mereces tudo de bom!!!
Mas o que me assusta mais em tudo isto é o frenesim e a maré de consumo em que o Natal se está a tornar. Parece que as pessoas só se sentem bem, só têm um Natal verdadeiro, se comprarem ou receberem presentes...e quanto maior o embrulho, melhor!!!
Parece que a época só faz sentido se houver esta troca de presentes, parece que fica mal se nos esquecermos de alguém, se não presentearmos este e aquele, mesmo que, durante o ano todo nos olhemos de soslaio, com uma enorme vontade de aniquilarmos essa pessoa e de a fazer desaparecer da face da terra, num combate sangrento e titânico, ao bom estilo dos desenhos animados do Dragon Ball.
Antigamente, o Natal era a festa da família, em que todos se encontravam para ver os primos, os tios ou os avós, as tias afastadas, as madrinhas e os padrinhos...
Antigamente, o Natal era a festa em que todos se sentavam à mesa para comer (unicamente e sem refilar!!!) bacalhau cozido, depois acompanhado de mexidos, aletria, rabanadas e sonhos, peru recheado e "roupa velha"...
Antigamente o Natal era a festa em que todos se sentavam à volta do avó ou de um tio mais velho a ouvir histórias antigas (da família ou não), ou se sentavam depois do jantar a jogar ao "Rapa" até à meia noite, à espera dos presentes...
Antigamente o Natal era a festa em que toda a família assistia junta à Missa do Galo...
Antigamente o Natal era a festa em que só se abriam os presentes depois da meia noite ou no dia seguinte...
Antigamente o Natal era a festa de família em que todos se sentavam a ver o álbum de fotos da avó, com as fotos de todos os natais anteriores, fazendo as comparações e rindo das brincadeiras e lembranças...
Antigamente o Natal era a festa em que os presentes eram simples, mas eram recebidos com muita alegria e gratidão, como se de verdadeiros tesouros se tratasse, durando bastante mais de um mês, por vezes anos ou gerações...
Infelizmente hoje as coisas não são assim...Mas podem ser!!!
Basta apenas que cada um de nós se lembre dos seus Natais de antigamente e faça deste Natal de consumo um Natal com "sumo"...
Que este não seja apenas "mais um Natal"!!!
FELIZ NATAL 2007!!!

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Jantares de Natal

Cada vez mais sinto que se não fossem as lojas dos chineses, os jantares de Natal das empresas eram uma valente seca, sem qualquer tipo de piada!!!

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Prémio(s) e Vitória(s)

No dia 13 de Dezembro de 2001, o Centro Histórico de Guimarães recebeu o título de Património Mundial da Humanidade...Faz hoje 6 anos!!!


Poucos dias depois, o Vitória recebeu (no D. Afonso Henriques) e venceu o Porto por 2-0...Faz no próximo fim de semana 6 anos!!!


Será que as coincidências existem??? Seria tão bom que tudo fosse como há 6 anos atrás...

A mesa

A mesa lá está, no centro da pequena sala, nem imponente nem insignificante, mas apenas presente, sempre presente!
Há muito tempo que aquela mesa está ali, como uma testemunha silenciosa das nossas vidas, sempre igual, apenas mudando de roupagem de tempos a tempos…
É à sua volta que nos reunimos, é à sua volta que a união é perfeita e que o círculo se fecha e que existimos como um todo, como uma aliança, há mais de 40 anos.
Esta simples peça de mobiliário tem sido testemunha das nossas alegrias e tristezas, choros e risos, solidões e decisões, confissões e discussões, sestas e insónias, refeições, convívio, jogos, trabalhos e leituras…Enfim, são tantas as coisas que, se esta mesa um dia falasse, certamente falaria até de coisas de que já nem nos lembramos!
E é esse um dos “pequenos” pormenores que nos fazem estar agarrados às vida e a alguns objectos do nosso quotidiano, objectos esses que, não falando (apenas estando presentes), fazem parte das nossas vidas, fazem parte das nossas memórias, fazem parte de nós…

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Estreia

Tenho acompanhado com alguma curiosidade os últimos dias das obras do São Mamede - Centro de Artes e Espectáculos.

Agrada-me o facto de haver mais uma hipótese de escolha em termos culturais na cidade e aguardo com alguma curiosidade a resposta da cidade à sua programação.

Agora o que me causa uma certa apreensão é que esta semana já lá passei várias vezes e aquilo parecia um imenso estaleiro de obras...

Será que vai estar pronto para estrear hoje? A administração diz que sim...

Esperemos...

Liga Intercalar


O Vitória recebeu e venceu na passada 4ª feira o Porto na 2ª jornada da Liga Intercalar, num jogo disputado no Complexo, numa tarde chuvosa e com transmissão televisiva pelo Porto Canal.
O Vitória jogou com uma equipa em que a maior parte eram seniores, mas que contou com boas prestações de juniores, tendo sido inclusivamente um júnior, Tiago Ronaldo, a marcar o golo da vitória, ainda na 1ª parte.
Será este jogo uma previsão do resultado que poderá acontecer no Estádio do Dragão dentro de 15 dias?????

De lembrar que o Vitória tem ainda um jogo em atraso com o rival Braga, a disputar no final deste mês.

Esta nova competição desenvolvida pela Associação de Futebol do Porto visa rentabilizar os plantéis dos clubes participantes, proporcionando aos jogadores mais jovens uma maior rotina de jogo e experiência, jogando com os jogadores mais velhos, numa competição em que participam Porto, Boavista, Aves, Trofense, Penafiel, Gondomar, Leixões, Varzim e Vitória e Braga como convidados.

Além disso, é uma forma de atrair novos patrocinadores através das transmissões televisivas, bem como público, pois os bilhetes para esta competição têm o preço máximo de 5€.

5 Projectos para a Cidade

No passado sábado decorreu no Gabinete de Imprensa de Guimarães um encontro de bloggers da cidade, que discutiram os “5 Projectos para a Cidade”, apresentados pela autarquia vimaranense. Nós estivemos lá e também opinamos…

Estes projectos mereceram a atenção deste grupo por se tratarem de projectos estruturantes e que, se forem “para a frente”, irão mudar radicalmente a forma como Guimarães se mostra a quem cá vive e a quem nos visita (pensando já em termos da Capital Europeia da Cultura em 2012).

O projecto de alteração do Toural foi o mais abordado, não só pela retirada das árvores e da calçada portuguesa, bem como pelas dificuldades de circulação que tal projecto trará, nomeadamente às ruas adjacentes, que necessitam do Toural como passagem para se deslocarem para outros pontos da cidade. Pessoalmente também não sou adepto de tamanha alteração, nem da colocação de mais um parque de estacionamento na cidade. Por que não optar por reforçar os transportes públicos para o centro da cidade para evitar que as pessoas usem o carro???

De todos os projectos apresentados, o da criação do parque de lazer em Creixomil foi considerado o mais importante, pois permitiria resolver os problemas de escoamento de água de pontos críticos da cidade (evitando inundaçõesde zonas baixas), além de aproximar as freguesias e a vila de Pevidém à cidade.

De parabéns está a organização por uma iniciativa que se espera não seja única e abra um novo espaço de debates na nossa comunidade.

sábado, dezembro 01, 2007

Análise "post factum"

Na passada quinta-feira, foi o dia da mais famosa noite de Guimarães: a noite do Pinheiro!

É o dia de muitos (e agora também muitas…) antigos estudantes matarem saudades doutros tempos…
Matam-se saudades das companhias, das brincadeiras, dos grupos e das noitadas, das alegrias e das tristezas, tudo muito bem acompanhado por rojões, tinto de malga e castanhas!

Depois do repasto, é tempo de subir até ao castelo, se os vapores etílicos não turvarem a vista e as pernas aguentarem, sempre a toque de caixa, parando para cumprimentar este e aquele, sempre com abraços muito efusivos, mas pouco prolongados, pois o grupo está à espera…é que se a gente se perde, depois para nos encontrarmos é que são elas!

Enquanto pensava nisto lembrei-me que se as empresas de telemóveis fossem espertinhas, este seria um dia óptimo para fazer uma campanha exclusiva para clientes que aqui estivessem, do tipo “Compre um pack de 100 sms a preço reduzido para a noite do Pinheiro e não se perca dos amigos!”…Era dinheiro em caixa!

Continuando, depois é altura de chegar perto do Pinheiro, dar umas quantas marteladas num bombo e começar o cortejo.
O grande problema deste ano é que o cortejo começou “tarde e más horas”, já depois da meia-noite. Notei que a Comissão parecia andar um pouco “às aranhas”, correndo de um lado para o outro, sem saber muito bem como organizar o cortejo, daí que tudo se foi atrasando de tal forma que o pinus pinea só foi colocado no sítio cerca das 4h30 da madrugada!
Assim, lanço já daqui um repto “ a quem de direito” para que, no futuro, a próxima Comissão seja também composta por ex-Nicolinos, já “tarimbados” nestas coisas, para evitar estas situações e dar uma orientação aos imberbes rapazinhos

Com estes atrasos todos, quem lucrou foram as barraquinhas de comes e bebes, porque àquela hora, a fome já apertava e havia que despachara a clientela! O problema era se a ASAE se lembrasse de aparecer…

E que dizer do pinheiro??? Este ano fiquei desiludido! Habituado que estava a ver árvores de grande porte, este ano fui surpreendido por um exemplar pequeno e raquítico (apesar dos seus 25m e 60cm, segundo a GMRTV), mais parecido com uma qualquer importação made in Japan dos famosos bonsai, que hoje se encontra em qualquer loja…dos chineses!

Por último uma chamada de atenção a todos: se queremos mostrar esta festa a quem nos visita, há que fazer um esforço por ter as ruas limpas…e de preferência sem resíduos de vomitado por todos os cantos! Este ano foi um exagero!!!

Mas, no fundo, o que conta é o espírito Nicolino!
Quanto ao resto, que continuem as Festas!

Locations of visitors to this page