quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Vitinho


"Está na hora, da caminha, vamos lá dormir...".
Era a sentença! Assim que começava a música já não havia volta a dar! Era altura de começar as despedidas e ir para a cama.

Faz hoje 25 anos, apareceu aquele que era apelidado de “amigo das crianças”. Amigo? O tanas! Só se fosse dos adultos, que sabiam que mais minuto menos minuto, começava o sossego…deles!

Agora a sério, esta foi uma música que começou a ser cantada em 1986.
A RTP conquistou picos de audiência (se bem que nessa época apenas havia a RT1 e RTP2) com o lançamento de um espaço diário de animação, sempre em horário nobre, com o objectivo de criar um 'marco horário', que levasse as crianças a deitarem-se mais cedo, tal como muitos anos antes tinha havido com os “Meninos Rabinos”.
O Vitinho, um simpático boneco de jardineiras amarelas e olhar traquina esteve no ar durante 11 anos, até 1997.
Depois houve os “Patinhos” e outros que tais, mas nenhum conseguiu suplantar este marco da TV portuguesa dos anos 80/90!

Passados 25 anos, o Vitinho deixa saudades a muitos portugueses, principalmente à geração que hoje tem entre vinte e trinta anos (ou mais ainda, como nós!).
A canção teve várias versões, intérpretes e filmes diferentes também. Foi interpretada por Dulce Neves, Isabel Campelo, Eugénia Melo e Castro e Paulo de Carvalho.

Ainda se lembram da letra?

Está na hora da caminha
Vamos lá dormir
Que lá fora, as estrelas
Dormem a sorrir
E amanhã cedinho, bem cedinho
Tu vais ver
Acordas mais forte e mais esperto,
Isso é crescer
Boa noite
(Entrava a Mãe)
- Boa noite, dorme bem.
(O Vitinho ria)
(Entrava o Pai)
- Vá lá Vitinho, toca a dormir.
(Mãe)
Até amanhã (beijo) um beijinho.
Sonhos lindos
Adeus e até amanhã!

4 Comments:

Blogger Palmira said...

Que saudade do Vitinho...

6:04 da tarde  
Blogger SicGloriaTransitMundi said...

Cara Palmira:

Saudades do Vitinho, ou do tempo em que víamos o Vitinho???

8:04 da tarde  
Blogger Palmira said...

Saudades de ver o Vitinho!

2:05 da tarde  
Blogger Carlos Carvalho said...

Tenho 40 anos. Ainda hoje me lembro de todos os filmes e canções do Vitinho. Lembro-me em particular (porque era o que mais gostava), o Vitinho da Almofada. Aquele cuja letra era mais ou menos assim:

Que é do sol
qu'inda agora
sorria lá no céu?
Amuou, foi-se embora
decerto adormeceu...

E continuava. Hoje guardo a musica com muito carinho e só lamento o Vitinho (o nosso Vitinho) não voltar à TV portuguesa. Há coisas que o tempo nunca apaga... O Vitinho (nas suas várias versões) nunca mais acabará.

Eu tenho uma webradio e ainda hoje passo todas as musicas do vitinho (e outras) às 21 horas para mandar os meninos para a caminha. Nostalgia? Sim, talvez...

Vitinho, tenho muitas saudades de ti. Como menino que vivi e agora como pai que gostava que os meus filhos conhecessem algo assim tão marcante.

9:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page