terça-feira, janeiro 22, 2008

Os "Fados" do Fado


Este fim-de-semana desloquei-me ao Grande Auditório do CCVF para assistir a mais uma sessão do Cineclube, que exibiu o filme “Fados”, de Carlos Saura. Dei por muito bem empregue o meu tempo!!! Vi um fantástico filme/documentário/documento do realizador espanhol, com 85’ de participações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo, Marceneiro, Argentina Santos, entre outros.

Por incrível que pareça, Amália Rodrigues é referida, mas quase que en passant…Talvez isso não agrade aos puristas do fado, mas eu não vi que desvirtuasse o filme. Falo assim, por nunca ter sido grande fã da Amália, que apenas conheci na sua fase mais “decadente”, se assim se pode dizer…

Este filme/documentário/documento é uma visão estrangeira da nossa canção maior, cantada por várias gerações e estilos. Há fado puro, há fado com samba, com morna, com flamenco (para mim, o mais fascinante de todos), com rap…Enfim, há fado, há sentimento, há paixão, há intervenção, há alegria. Há aquilo que se possa definir como as mil e uma maneiras de cantar fado, mas que só é verdadeiro fado, em português e em Portugal.

É um filme/documentário/documento diferente, sem os habituais lugares-comuns a que nós, os portugueses, estamos habituados quando se fala de fado. Se calhar por isso é que tem agradado a tanta gente! E se calhar é também por isso que no filme/documentário/documento cantam Caetano, Buarque e até Lila Downs!

Foi por isso que gostei de ver e ouvir! É um filme sem enredo, um documentário sem informação e um documento…para ficar para o futuro e para os futuros amantes do fado! Talvez como eu, quem sabe!...

Locations of visitors to this page