sexta-feira, julho 20, 2007

Nunca percebi...

Nunca percebi a ideia por trás deste provérbio:
"Para quem é, bacalhau basta!"
Acho que vou pensar nisso este fim de semana...se tiver tempo!

quinta-feira, julho 19, 2007

Sangria


Agora que o Verão chegou e o calor aperta, sabe bem reunir os amigos em casa ou no jardim, para um almoço, jantar ou para conversar e refrescarmo-nos com uma bebida fresca, típica desta época: a sangria.

A palavra sangria deriva do espanhol sangre, que significa “sangue”. Consiste habitualmente de vinho tinto, fruta cortada aos cubos ou laminada, um adoçante como mel ou sumo de laranja, uma pequena quantidade de brandy, triple-sec, ou outras bebidas espirituosas (licores, aguardente ou cachaça), gasosa (bebida semelhante a limonada, mas menos doce) ou bebidas gaseificadas com sabor a lima-limão (um pouco mais doces). Em Portugal tradicionalmente adicionam-se especiarias (como o pau de canela) e ervas aromáticas frescas (como a hortelã).

O conteúdo alcoólico da sangria pode variar, de acordo com os ingredientes utilizados, os tipos de fruta utilizada, as bebidas espirituosas (se forem utilizadas) e a ausência ou não de bebidas carbónicas. Pode usar-se vinho branco em vez de tinto, sendo a sangria chamada de “Sangria Branca”. Em algumas partes do sul de Espanha, a sangria chama-se “Zurra” e é feita com pêssegos ou nectarinas. Na maior parte das receitas, o vinho é o ingrediente principal, funcionando como uma base.

A preparação consiste no corte dos frutos em finas fatias ou pequenos cubos, misturando antecipadamente todos os ingredientes, excepto o gelo e as bebidas gaseificadas. Depois de várias horas no frigorífico, para que os sabores e misturem com os outros ingredientes, o gelo e os ingredientes de última hora são adicionados e a bebida é servida. Em Espanha a bebida é servida em todo o país no Verão e no sul durante todo o ano.
É possível encontrar sangria engarrafada em alguns locais, mas muitas pessoas acham mais divertido fazê-la em casa.

Os turistas vão a bares, pubs ou restaurantes no sul de Espanha para provar aquilo que consideram ser o verdadeiro sabor de Espanha. Contudo, a sangria é mais habitual em reuniões familiares ou de amigos. Quando preparada em bares e restaurantes, é normalmente feita ao gosto do cliente. Nestes casos, a sangria é servida em jarros de 1 litro ou outro género de recipientes, suficientemente grandes para 1 litro de vinho e restantes ingredientes. A sangria é servida, por vezes, com uma colher de pau para mais facilmente se retirar a fruta do fundo do recipiente.

E agora, há que aproveitar o Verão, mas seja responsável e consuma bebibas alcoólicas com moderação!

Etiquetas:

VITÓRIA SC - 5
SPORTING CP - 4

(após g.p)

A primeira taça já é nossa!!!

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 18, 2007

VITÓRIA SC - SPORTING CP
21.15 (RTP1)

Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 16, 2007

E os 7 Horrores de Guimarães são...


Após uma votação massiva(!!!) e renhida(!!!), aqui revelamos aqueles que foram escolhidos pelos visitantes deste blog (os que votaram...) como Os 7 Horrrores de Guimarães:


1. O Rio de “Couros”

2. Os esgotos a céu aberto em frente ao Hospital

3. A Rotunda “Sizadona”

4. O Parque das Hortas

5. O “matagal” da rotunda do Largo Navarros de Andrade

6. A Igreja de Azurém

7. A rede de transportes públicos



Foram estes os 7 Horrores escolhidos.

Claro está que haveria outros, piores ou melhores que estes, mas estes foram os escolhidos...


Os gestores deste blog negam qualquer responsabilidade na escolha/votação dos mesmos e voltam a referir que esta votação tinha um intuito meramente lúdico, sem nenhum outro objectivo.

terça-feira, julho 10, 2007

Filme

Ontem decidimos fazer algo que já não faziamos há muito: ir ao cinema!
Fomos ver uma comédia/drama que fala dos desafios do amor e do casamento entre nova-iorquinos nos dias de hoje.

O filme "Jogos de Infidelidade" (Trust the Man, em inglês) mostra as escapadas românticas de dois casais: Rebecca (Julianne Moore), uma actriz de sucesso e seu marido Tom (David Duchovny, o agente Mulder, de Ficheiros Secretos), um excelente publicitário que abandonou o trabalho para ser dono de casa e o irmão mais novo de Rebecca, Tobey (Billy Crudup), um infantil trintão que namora Elaine (Maggie Gyllenhaal) – uma aspirante a escritora de livros infantis e amiga de Rebecca – e com a qual ele parece não conseguir comprometer-se a casar e constituir família.

É um filme cómico (mas inteligente) e sofisticado, que apesar de mostrar os acontecimentos por que passam dois casais nova-iorquinos na busca do amor, pode ser compreendido por qualquer casal que viva, ou não, em Nova Iorque. Isto porque mostra o dia a dia de dois casais embrenhados nas suas carreiras, mas que ao mesmo tempo tem de lidar com as famílias, as ausências, as frustrações, desilusões e traições. E mostra também como o medo de assumir compromissos, arriscar e tomar decisões pode prejudicar as nossas vidas e as dos outros…

Sic Gloria Transit Mundi

Etiquetas:

Lista Final

Depois de apurados os votos/sugestões, aqui divulgamos a lista final para escolha dos 7 Horrores de Guimarães. Tal como referimos em anteriores posts, esta lista estará a votação entre 10 e 15 de Julho. Ao participar, deverá escolher quais os 7 Horrores de Guimarães. Os resultados serão divulgados no dia 16 de Julho.
Participe na votação!

Propostas:
1. O Rio de “Couros”
2. Os esgotos a céu aberto em frente ao Hospital
3. A Rotunda “Sizadona”
4. O Parque das Hortas
5. A Estrada Nacional Guimarães – Braga
6. O “matagal” da rotunda do Largo Navarros de Andrade
7. A Central de Camionagem (junto ao GuimarãeShopping)
8. A Igreja de Azurém
9. A pista de cicloturismo
10. A rede de transportes públicos
11. A equipa de futebol sénior do Vitória 2007/2008

domingo, julho 08, 2007

Os cem e a justiça

Chegámos lá!
A aventura começou no final de Outubro e hoje atingimos os 100 posts!!!
Foi uma aventura que começámos um pouco por brincadeira, mas que nos tem apaixonado bastante.

Obrigado a quem nos mostrou os blogs.
Obrigado a quem nos mostrou como funciona o fantástico mundo dos blogs.
Obrigado aos que visitaram e visitam o nosso blog.
A todos a nossa justa homenagem.

Por falar em justiça, ontem Guimarães viu o seu prestígio justamente aumentado, depois da divulgação dos resultados da eleição das 7 Maravilhas de Portugal.
Ao que parece (dado que nós não vimos o programa), o Castelo de Guimarães foi considerado a mais importante dessas sete. Algo que não nos espanta, pois foi em Guimarães que tudo começou, foi aqui que nasceu Portugal!!!

Além disso, segundo diz a lenda, foi no castelo que nasceu D. Afonso Henriques, homem a quem muito devemos o facto de sermos hoje portugueses.

Por momentos, lembrámo-nos da eleição d’ O Melhor Português.
Terá sido este “prémio” uma espécie de prémio de consolação, por D. Afonso Henriques ter sido considerado o 4º Melhor português?
Queremos acreditar que NÃO!


Parabéns a Guimarães e a todos nós, vimaranenses!


PS- Se quiser votar nos 7 Horrores de Guimarães, veja como fazer aqui.

sexta-feira, julho 06, 2007

500

É com grande orgulho que os postadores deste blog festejam hoje as 500 visitas a este espaço!!!

Ainda para mais, tendo em conta que em menos de 30 dias, 100 pessoas já por aqui passaram...

Agradecemos a todos os que continuam a visitar o nosso blog, a contar com os nossos posts para informar, formar, divertir, rir e opinar...

Continuem a aparecer por cá. Cá estaremos, apesar de o calor que se tem feito sentir por estas bandas nos recomendar a visita a outras paragens...

Mas, seja como for, teremos sempre uma mangueira para nos refrescarmos por aqui...

domingo, julho 01, 2007

Os 7 Horrores

Ao ler hoje a edição online do jornal Público, descobrimos que foi também organizada por aquele jornal a votação dos 7 Horrores de Portugal. É uma votação online, com carácter lúdico, que visa apenas “suscitar uma discussão sobre a arquitectura e a qualidade da paisagem urbana e da vida nas nossas cidades.”

Foram escolhidos 58 candidatos que podem ser vistos aqui

Entre vários exemplos encontram-se alguns bastante conhecidos, alguns deles bem perto de nós, como são os exemplos de alguns edifícios do Porto e Braga.
Felizmente, não se encontra referenciado nenhum exemplar da nossa cidade de Guimarães, se bem que também os há.

Daí que este blog decidiu criar também uma votação sobre Os 7 Horrores de Guimarães.
Com uma cidade Património Mundial prestes a ser também Capital Europeia da Cultura em 2012, pareceu-nos interessante ver aquilo que está menos bem na nossa cidade, para que possa ser discutido e, se possível alterado.
Esta votação pretende ser apenas um acto lúdico, sem qualquer intuito crítico ou valorativo, recusando este blog, desde já, qualquer responsabilidade no resultado da votação.

Assim sendo, apresentamos uma lista de alguns dos horrores de Guimarães, para que até ao dia 8 de Julho se vão propondo mais horrores à lista.

Depois, entre 9 e 15 de Julho, será posta a votação a lista definitiva, de onde se deverá escolher quais os 7 Horrores de Guimarães. Os resultados serão divulgados no dia 16 de Julho.

Participe na votação!
Proponha também alguns horrores!

Propostas:

1. O Rio de “Couros”
2. Os esgotos a céu aberto em frente ao Hospital
3. A Rotunda “Sizadona”
4. O Parque das Hortas
5. A Estrada Nacional Guimarães – Braga
6. O “matagal” da rotunda do Largo Navarros de Andrade
7. A Central de Camionagem (junto ao GuimarãeShopping)
8. A Igreja de Azurém
9. A pista de cicloturismo
10. A rede de transportes públicos
11. A equipa de futebol sénior do Vitória 2007/2008

Locations of visitors to this page