quinta-feira, julho 19, 2007

Sangria


Agora que o Verão chegou e o calor aperta, sabe bem reunir os amigos em casa ou no jardim, para um almoço, jantar ou para conversar e refrescarmo-nos com uma bebida fresca, típica desta época: a sangria.

A palavra sangria deriva do espanhol sangre, que significa “sangue”. Consiste habitualmente de vinho tinto, fruta cortada aos cubos ou laminada, um adoçante como mel ou sumo de laranja, uma pequena quantidade de brandy, triple-sec, ou outras bebidas espirituosas (licores, aguardente ou cachaça), gasosa (bebida semelhante a limonada, mas menos doce) ou bebidas gaseificadas com sabor a lima-limão (um pouco mais doces). Em Portugal tradicionalmente adicionam-se especiarias (como o pau de canela) e ervas aromáticas frescas (como a hortelã).

O conteúdo alcoólico da sangria pode variar, de acordo com os ingredientes utilizados, os tipos de fruta utilizada, as bebidas espirituosas (se forem utilizadas) e a ausência ou não de bebidas carbónicas. Pode usar-se vinho branco em vez de tinto, sendo a sangria chamada de “Sangria Branca”. Em algumas partes do sul de Espanha, a sangria chama-se “Zurra” e é feita com pêssegos ou nectarinas. Na maior parte das receitas, o vinho é o ingrediente principal, funcionando como uma base.

A preparação consiste no corte dos frutos em finas fatias ou pequenos cubos, misturando antecipadamente todos os ingredientes, excepto o gelo e as bebidas gaseificadas. Depois de várias horas no frigorífico, para que os sabores e misturem com os outros ingredientes, o gelo e os ingredientes de última hora são adicionados e a bebida é servida. Em Espanha a bebida é servida em todo o país no Verão e no sul durante todo o ano.
É possível encontrar sangria engarrafada em alguns locais, mas muitas pessoas acham mais divertido fazê-la em casa.

Os turistas vão a bares, pubs ou restaurantes no sul de Espanha para provar aquilo que consideram ser o verdadeiro sabor de Espanha. Contudo, a sangria é mais habitual em reuniões familiares ou de amigos. Quando preparada em bares e restaurantes, é normalmente feita ao gosto do cliente. Nestes casos, a sangria é servida em jarros de 1 litro ou outro género de recipientes, suficientemente grandes para 1 litro de vinho e restantes ingredientes. A sangria é servida, por vezes, com uma colher de pau para mais facilmente se retirar a fruta do fundo do recipiente.

E agora, há que aproveitar o Verão, mas seja responsável e consuma bebibas alcoólicas com moderação!

Etiquetas:

Locations of visitors to this page